Vigilância Sanitária de Ituiutaba quer participação da população

Nossos Municípios

O município de Ituiutaba conta hoje com mais de 7 mil estabelecimentos comerciais e de serviços, sendo que do total, cerca de 500 são estabelecimentos alimentícios (lanchonetes, restaurantes, casas de carne, supermercados e bares), estabelecimentos de saúde e estabelecimentos de interesse da saúde (Motéis).

Segundo informações da coordenadora de Vigilância Sanitária, da Secretaria Municipal de Saúde, Cintia Maria Marques, todos os estabelecimentos são fiscalizados ao longo do ano, onde neste ano mais e 50% já receberam a visita de membros da equipe, sendo que todos foram notificados quando da necessidade de adequação.

Foto: Ascom Ituiutaba
Foto: Ascom Ituiutaba

Segundo a coordenadora, esse é um trabalho contínuo realizado todos os anos, contudo, explica ela, que a participação da população é muito importante nesse processo, principalmente quando os cidadãos detectam alguma irregularidade em algum estabelecimento e fazem a denúncia o setor. “A denúncia é mantida em sigilo, mas precisamos que as pessoas ao denunciarem nos apontem o nome do estabelecimento e endereço, além do problema detectado, para que possamos agir”, disse.

A Vigilância Sanitária – VISA, vistoria anualmente todos os estabelecimentos comerciais de sua responsabilidade, e são notificados quando necessário, e cadastrados na VISA e FormSUS, trabalho esse, monitorados pela VISA Estadual seguindo instrutivo repassado pelo Estado.

11-07 Vigilancia Sanitaria Ituiutaba1
Foto: Ascom Ituiutaba

O setor de VISA também atende a reclamações (denúncias) feitas de estabelecimentos alimentícios, de saúde e interesse da saúde feitas pela população pelo telefone 3271-8246, no horário das 11h30 às 17h30.

“Ressaltamos que quando o problema é ligado a irregularidades na qualidade, higiene, dentre outros tópicos fiscalizados, temos equipe qualificada para fiscalizar, contudo, quando o cidadão detectar que o local onde está não possui alvará para funcionamento, o mesmo deve entrar em contato com a Secretaria Municipal de Planejamento”, completou a coordenadora.

Ascom Ituiutaba