Vacinação contra a gripe já ultrapassa 50% de cobertura do público alvo de Capinópolis

Nossos Municípios

Das mais de 3.300 pessoas a serem vacinadas em Capinópolis contra a gripe, cerca de 51% do total já compareceu aos postos de vacinação. Foram mais de 1.700 pessoas vacinadas de acordo com informações da coordenadora de Epidemiologia, Maria Nazaré Costa.

Segundo levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, Capinópolis chega na última semana da campanha com um bom índice, contudo deve-se atingir a meta até sexta-feira, ou mesmo superar a meta, que é de 80%.

O melhor índice está no grupo de mulheres que deram a luz recentemente, que chegou a 88%. Os números são: Crianças (464), Trabalhadores em Saúde (63), Gestantes (72), Puérperas (20) e Idosos (1.094).

“Vamos buscar junto a todas as equipes um empenho total nesta semana, na busca superamos a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde”, disse Maria Nazaré Costa.

Foto: Ascom Capinópolis
Foto: Ascom Capinópolis

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Simone Dantas, está sendo feito um trabalho junto aos moradores da Zona Rural, levando a vacina até as pessoas em idade de receberem a dose. “É muito importante as famílias se prevenirem contra a gripe, e a vacina é um dos meios de se proteger, além de ser muito eficaz, é gratuita”, disse.

Até o fim de semana, o índice no Estado de Minas Gerais havia chegado a 32%, enquanto que no Brasil chegou a 31%.

De acordo com o Ministério da Saúde, durante a campanha, que acontece até o dia 9 de maio, estão sendo vacinadas crianças de seis meses a menores de cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde; povos indígenas; gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto); população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais. A meta do Ministério da Saúde é imunizar 80% de cada grupo prioritário, com exceção dos doentes crônicos.

A campanha de vacinação é realizada no período que antecede o inverno porque a criação de anticorpos ocorre entre duas e três semanas após a aplicação da dose. O período de maior circulação da gripe é de final de maio a agosto. As pessoas com doenças crônicas devem apresentar prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do SUS deverão se dirigir aos postos em que estão registrados, sem a necessidade de prescrição médica.

Ascom Capinópolis