Uberlândia: videomonitoramento é ampliado para os bairros

Nossos Municípios

Começou na semana passada a ampliação do sistema de videomonitoramento para 11 bairros de Uberlândia. As 32 novas câmeras serão instaladas em pontos estratégicos dessas regiões. O projeto privilegia as áreas comerciais e os locais necessários com base nos índices de criminalidade. Os bairros contemplados nessa ampliação são Luizote de Freitas, Roosevelt, Santa Mônica, Segismundo Pereira, São Jorge, Laranjeiras, Granada, Santa Rosa, Planalto, Jardim Patrícia e Mansour.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

As obras têm prazo de quatro meses para conclusão e acontecem em três etapas. A primeira consiste na infraestutura, depois passa-se para a fase de cabeamento e por fim, a instalação das câmeras. “O videomonitoramento contribui para a segurança de forma preventiva e ostensiva. Estamos instalando as novas câmeras que são digitais e no mesmo cronograma vamos substituir as outras 72 também por sistema digital”, explicou a secretária municipal de Antidrogas e Defesa Social, Flávia Carvalho.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

O videomonitoramento é uma parceria da Prefeitura de Uberlândia com o Governo de Minas. São R$ 9 milhões investidos pelo Município e outros R$ 2,5 milhões pelo Estado. Pelo município a responsabilidade é de monitorar 24h por meio de empresa especializada contratada via licitação, manutenção do equipamento após término da garantia e custear a energia dos equipamentos externos à central de monitoramento. A central, que atualmente fica no 17º Batalhão, será transferida para a 9ª RISP, no bairro Jardim Patrícia.

Secom PMU