Uberlândia tem o melhor 1º bimestre para abertura de empresas desde 2013

Nossos Municípios

Balanço da Jucemg aponta que, nos dois primeiros meses de 2019, cidade também bateu um novo recorde nas formalizações

O trabalho de recuperação do ambiente de negócios em Uberlândia, iniciado em 2017 com ações da Prefeitura de Uberlândia, tem ganhado cada vez mais força. Depois de obter em 2018 o melhor resultado em relação aos cinco anos anteriores para a constituição de micro, pequenas, médias e grandes empresas, a cidade voltou a ter desempenho expressivo no primeiro bimestre de 2019, com o maior número de formalizações na comparação com o mesmo período desde 2013. A cidade também registrou, nestes dois primeiros meses do ano, um novo recorde histórico no que se refere ao prazo de formalização.

De acordo com dados da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg), 456 empreendimentos foram formalizados na cidade, somando o resultado de janeiro ao de fevereiro deste ano. Até então, para os dois primeiros meses do ano, o melhor desempenho ocorreu seis anos atrás, quando 425 empresas foram formalizadas.

Em relação ao segmento de atuação, ainda conforme a Jucemg, comércio e serviços se destacam em relação às empresas abertas e ao montante total de empreendimentos ativos na cidade. As informações do órgão se referem a micro, pequenas, médias e grandes empresas.

Confira o ranking dos meses de janeiro e fevereiro de 2013 a 2019 clicando aqui.

Menor tempo para se abrir uma empresa

Ainda no 1º bimestre de 2019, Uberlândia bateu outro recorde: registrou o menor prazo na constituição de uma empresa na cidade.  No mês de janeiro, um empreendedor conseguiu concluir uma formalização em 33 minutos e 50 segundos. O recorde anterior foi de 34 minutos e 11 segundos, em setembro de 2018.

O esforço da gestão municipal para reduzir o prazo de abertura dos pedidos de constituição de empresas em Uberlândia faz parte da força-tarefa permanente, criada em conjunto pelas secretarias municipais, para facilitar o avanço dos investimentos e aquecimento da economia da cidade.

‘Vem viver, inovar e investir’

Outras medidas também têm sido adotadas pela administração Odelmo Leão para a retomada do cenário favorável ao empreendedorismo. Desde 2017, o Município tem se esforçado para recuperar a cidade nas áreas prioritárias (Saúde, Educação e Social) e investimentos em políticas públicas que garantam o desenvolvimento sustentável também se tornaram prioridade.

Dentre esse incentivos, destacam-se a sanção da redução da alíquota do Imposto Sobre Serviços (ISS) para 2% a qualquer empresa tecnológica que estiver instalada ou se instalar no Município, a sanção do Programa Municipal de Fomento à Micro Cervejaria Artesanal e o desenvolvimento de nove projetos, em parceria com o Sebrae Minas Gerais, para capacitar e fomentar micro, pequenas e médias empresas locais em diversos setores (empreendedorismo, inovação, agropecuário, turismo, internacionalização de negócios locais, entre outros), como o programa Novo Agro, por exemplo.

Além disso, em fevereiro, o prefeito Odelmo Leão apresentou o “Invista”, um conjunto de ações que marca o novo posicionamento da administração municipal para fomentar novos negócios, com geração de empregos e fortalecimento da cidade e tem uma nova ferramenta de divulgação das potencialidades de Uberlândia para o mundo: a publicação “Vem Viver, Inovar e Investir”, elaborada pelas secretarias de Governo e de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo com o que há de melhor na segunda maior cidade de Minas Gerais.

Um dos reflexos de todo esse trabalho já é sentido pelo mercado de trabalho, que começou 2019 com alta na geração de empregos em Uberlândia. Segundo o primeiro levantamento do ano feito pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia, a cidade registrou em janeiro deste ano saldo positivo de 397 postos de trabalho. Esse foi o melhor desempenho para o mês desde 2015.

ASCOM Uberlândia