Uberlândia: programação especial abre espaço para ações de valorização da mulher

Nossos Municípios

No mês de celebração do Dia Internacional da Mulher (8 de março), a Superintendência da Mulher, ligada à Secretaria Municipal de Governo, lançou oficialmente o projeto Sempre Mulher. A solenidade aconteceu no saguão do Centro Administrativo, na tarde desta segunda-feira (9).

“Momentos como o de hoje são necessários para que a mulher seja sempre lembrada. Tivemos muitos avanços, conquistamos muitos direitos, mas ainda há discriminação e violência contra a mulher”, ressaltou a secretária municipal de Governo, Rosângela Paniago.

O prefeito Gilmar Machado afirmou na cerimônia que é preciso estabelecer uma nova postura de relacionameno e de respeito. “A sociedade precisa ser mais tolerante e promover a igualdade. É necessário romper com a cultura do machismo”, comentou.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

No lançamento do projeto, as mulheres presentes assistiram a exibições de dança, experimentaram benefícios de tratamentos de beleza e estética e participaram de sorteio de brindes fornecidos pelos parceiros do evento.

“Historicamente vivenciamos um processo de desigualdade social. E por isso temos o compromisso de efetivar políticas de direito da mulher. Uma das primeiras ações da nossa administração foi a reativação do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres. Também reabrimos a Casa Abrigo. E hoje uma notícia muito importante é a sanção do Governo Federal à lei que tipifica o feminicídio, na qual considera crime hediondo o assassinato de mulheres decorrente de violência doméstica ou discriminação de gênero”, disse Marli Anastácio, superintendente da Mulher.

A costureira aposentada Zilma Bernardes entende que a mulher conquistou seu espaço tanto no trabalho quanto na vida em família. “As mulheres chegaram ao mesmo patamar dos homens. Antigamente não era assim. Tenho duas filhas e é gratificante vê-las buscando os objetivos e alcançando-os. Ser mulher também é ser companheira, estar ao lado do parceiro a todo instante. Isso é válido também para o homem. Devemos crescer em união, lado a lado”, disse.

Para o mês, foram programadas diversas atividades com foco na valorização das mulheres em todos os setores da sociedade. Palestras, rodas de conversa, seminários, desfile de moda da beleza negra, feira gastronômica e atividades culturais fazem parte das ações do projeto.

Além disso, dois eventos foram preparados exclusivamente para premiar as mulheres que se sobressaíram por seus trabalhos. Uma das premiações será o “Mulheres Destaque”, organizado pela Fiemg junto com a ONG Soroptmist. Já o prêmio “Mulher Alfa” é realizado pela Prefeitura de Uberlândia desde 2013 e valoriza uma servidora de cada secretaria escolhida por votos dos companheiros de trabalho. O “Mulher Alfa” acontece dia 11, às 15h, no auditório do Centro Administrativo.  Para ver toda a programação basta acessar o Portal da Prefeitura de Uberlândia (www.uberlandia.mg.gov.br).

Secom PMU