Uberlândia: Procon terá sede administrativa própria

Nossos Municípios

Após 30 anos de existência, a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Uberlândia finalmente terá uma sede própria para atender com mais conforto a comunidade. A ordem de serviços foi assinada nesta terça-feira (05/04), no Centro Administrativo Municipal. A obra está orçada em cerca de R$ 3 milhões. Os recursos serão provenientes do Fundo de Proteção e Defesa do Consumidor e incluem o projeto executivo da obra. A expectativa é que a sede seja inaugurada em dezembro.

O Procon está ligado à Secretaria Municipal de Governo da Prefeitura de Uberlândia e foi instalado em 1986 na cidade com a finalidade de planejar, elaborar, propor, coordenar e executar a política municipal de proteção e defesa das relações de consumo.

Em 2015, o órgão registrou 52,6 mil atendimentos, entre presenciais, eletrônicos, audiências de conciliação e orientações.

07-04 Procon Udi

O novo prédio terá dois andares e estacionamento e será construído em uma área de 3.045 m2 na Avenida Benjamin Magalhães, esquina com Rua Guatemala, no bairro Tibery. O terreno é do município e a obra se integrará a nova sede do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) e ao Teatro Municipal, que ficam no mesmo quarteirão. A região conta com linhas de ônibus, o que facilitará o acesso da população.

A obra é assinada pelo arquiteto Luiz Márcio Carvalho. Durante a solenidade desta manhã, ele apresentou o projeto que foi pensado exclusivamente para o órgão, destacando através de designer arrojado questões de acessibilidade e integração com o ambiente com a intenção de transmitir paz e elegância. Ainda segundo o arquiteto, os traços na fachada do prédio refletem os valores que o Procon transmite como, por exemplo, o constante movimento ao se desdobrar para atender as pessoas.

“O ponto mais forte do projeto é a questão de permitir uma visão do Teatro que é uma referência para Uberlândia e o Brasil”, disse Luiz Márcio se referindo a obra desenhada por Oscar Niemeier. Ainda segundo o arquiteto, o projeto permite que o espaço interno seja ampliado no futuro. A edificação contará com elevadores, rampas e corredores amplos.

A secretária de Governo, Rosângela Paniago, afirmou que o planejamento para a construção começou em 2013. Nesse período, até que tudo estivesse construído, o órgão ampliou o horário de atendimento ao público e foi transferido para um novo prédio.

A secretária destacou ainda os avanços na gestão dos recursos para a construção, visando a melhoria e ampliação do atendimento, como a criação do Procon Móvel, que descentralizou o atendimento para outros três terminais de ônibus. Outro incremento foi a implantação do horário de atendimento noturno no Terminal Central.

“Essa é uma marca importante para a cidade de Uberlândia. O Procon  recebe diariamente um número grande pessoas e precisava de um espaço adequando para atendimento e para os servidores desempenharem bem o seu trabalho”, disse Paniago.

Procon: Atendimento ao público

De segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Informações, orientações e agendamentos:

Disque Procon: 151 (das 9h às 17h)

Email: procon@uberlandia.mg.gov.br

Av. Afonso Pena, 1.612, Bairro Aparecida

Secom PMU