Uberlândia investe em melhorias na Saúde Bucal

Nossos Municípios

Em visita à Brasília (DF), capital federal, nesta quarta-feira (14/01), o prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado, se reuniu com o coordenador nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Gilberto Pucca Jr., para discutir os avanços do município no setor. Um deles são as unidades do Programa Saúde da Família (PSF), que agora contam com atendimento odontológico.

Segundo o prefeito Gilmar Machado, 35 novos consultórios aguardam equipamentos, como cadeiras odontológicas, para começarem a funcionar. “Estamos ampliando as Unidades Básicas de Saúde (UBS), as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e as do Programa Saúde da Família (PSF). Todas elas vão contar com atendimento em saúde bucal. É um compromisso que eu assumi, e do qual eu não abro mão”, disse.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

O prefeito destacou que quando assumiu a gestão de Uberlândia, em 2013, existiam apenas sete Equipes de Saúde Bucal no município. Agora já são 22. “Não tínhamos atendimento odontológico por bairros, por exemplo. Agora está fantástico”, avaliou.

Durante a conversa com o coordenador Gilberto Pucca, o prefeito de Uberlândia informou que a obra do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) será inaugurada este ano. O local vai oferecer à população tratamentos mais complexos, como os implantes dentários, gratuitamente.

Iniciativas

O coordenador nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde parabenizou a iniciativa da Prefeitura de Uberlândia ao promover ações de Saúde Bucal nas escolas. Cerca de 30 mil kits, com escovas, pastas de dente e fio dental, foram distribuídos a alunos de todo o município.

Gilberto Pucca também garantiu que o financiamento para a participação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) no GraduaCEO, programa que permite que instituições de ensino superior com cursos de odontologia realizem procedimentos de Saúde Bucal pelo Sistema Único de Saúde (SUS), será liberado até março deste ano.

Secom PMU