Uberlândia inaugura Unidade Interligada de Registro Civil de Nascimento do Hospital Municipal

Nossos Municípios

A Prefeitura de Uberlândia inaugura a Unidade Interligada de Registro Civil de Nascimento do Hospital Municipal de Uberlândia. Idealizada em Minas Gerais pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac), a UI é responsável pela emissão gratuita e imediata de certidões de nascimento dentro de hospitais maternidades.

O projeto é desenvolvido em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Corregedoria do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Ministério Público, Sindicatos dos Oficiais de Cartório e Governo do Estado.

01-07 Hospital Municipal udi

Os profissionais que trabalham dentro das maternidades realizam o processo de sensibilização sobre o registro de nascimento junto à mãe e/ou responsáveis pelos bebês antes mesmo do parto, para haver tempo hábil de preparação dos documentos necessários para o registro.

Após o nascimento, a pessoa responsável pela criança é orientada a se encaminhar à Unidade Interligada, que se encontra dentro da maternidade. Uma vez na sala da Unidade Interligada, a pessoa responsável apresenta a documentação necessária e o documento é emitido na hora: a criança recebe a alta da maternidade já com sua certidão.

Na certidão de nascimento, documento emitido no Cartório e entregue à família, constam as informações fundamentais do registro civil de nascimento, que reconhece, perante a lei, o nome, a filiação, a data de nascimento, a naturalidade e a nacionalidade da pessoa.

Secom PMU