Uberlândia: equipes da Prefeitura fazem a limpeza da cidade após temporal

Nossos Municípios

Por causa dos estragos provocados pela chuva em Uberlândia, que atingiu 56 milímetros no período de 21h às 24h da noite deste sábado (12/03), segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as equipes da Secretaria de Serviços Urbanos, Obras e da Limpebrás se estenderam na manhã de domingo (13/03) para a limpeza de bueiros e desobstrução das vias. A precipitação pluviométrica foi acompanhada por descargas elétricas e rajadas de vento. A Defesa Civil contabilizou mais de 30 pontos de alagamento em diversas vias da cidade.

A região mais atingida foi a zona Leste da cidade, principalmente no bairro Morumbi. Pelo menos 13 vias do bairro ficaram alagadas e devido a intensidade da chuva, a enxurrada invadiu algumas casas. Não houve registro de vítimas. Os moradores foram retirados das residências com auxílio do Corpo de Bombeiros. Ocorrências de alagamentos também foram registradas nas avenidas Rondon Pacheco, Nicomedes Alves dos Santos, Anselmo Alves dos Santos, Getúlio Vargas, João Naves de Ávila, Fernando Vilela, Geraldo Motta Batista, entre outras. A chuva também causou transbordamento dos córregos Mogi e Lagoinha, o que provocou alagamentos em vias próximas aos mananciais.

Durante toda a noite, o prefeito Gilmar Machado percorreu os pontos de alagamentos e inundações e acompanhou as equipes que deram auxílio às famílias mais atingidas, em especial no Morumbi.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

Equipes da Defesa Civil passaram a manhã do domingo no bairro Morumbi para vistoriar algumas casas e ajudar as famílias com a limpeza. Segundo o coordenador do órgão no município, Dimas Alvim, uma grande quantidade de água invadiu as residências, houve perdas materiais e o serviço Cata-treco, da Secretaria de Serviços Urbanos, foi acionado para recolhimento e descartes dos móveis dos moradores.

Segundo Dilmas Alvim Gonçalves, um dos motivos dos alagamentos registrados na cidade se deve ao entupimento de bueiros. Dimas ressalta a importância de não deixar lixo acumulado próximo a boca de lobos. “Solicitamos à população que coloque o lixo no cesto e evite deixá-lo na calçada. Com o vento e a chuva, ele vai ser arrastado para a boca de lobo, causar o entupimento e o alagamento. É preciso que a população se conscientize para minimizar os problemas quando ocorrem essas chuvas”, disse.

No bairro Copacabana, equipes da Secretaria de Obras e de Serviços Urbanos também fizeram a retirada lama e placas de asfalto que foram arrancadas pela correnteza que se formou durante o temporal.

A Prefeitura continua fazendo levantamento dos estragos e dará sequência ao trabalho durante a semana.

Secom PMU