Uberlândia entrega reforma do Centro Municipal de Atenção ao Diabetes

Nossos Municípios

Uberlândia passa a contar a partir desta nesta sexta-feira (06/05) o Centro Municipal de Atenção ao Diabetes (CMAD) totalmente revitalizado. Os reparos são parte das ações de melhorias da rede de saúde promovidas pela Prefeitura de Uberlândia para oferecer um serviço com mais qualidade e agilidade aos usuários e foram viabilizados com recursos do município por intermédio da Empresa Municipal de Apoio e Manutenção (EMAM).

O prédio não passava por manutenção há 10 anos, por isso algumas colunas, vigas e a rede elétrica e hidráulica, precisaram ser refeitas para maior segurança de quem vai freqüentar o local. A obra teve um custo de R$ 115 mil e oferece condições de trabalho adequadas aos profissionais e acolhimento mais humanizado para os pacientes. Com a ampliação da estrutura e melhor aproveitamento do espaço disponível, será possível ampliar o atendimento aos usuários, oferecendo cuidados específicos, que antes a unidade não oferecia como a sala de curativos, por questão do pé diabético.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

Serão ofertados à população consultas de endocrinologia adulto e infantil, angiologia, nutrição, psicologia, serviço social, fisioterapia com drenagem linfática, enfermagem, podologia e farmácia. Atualmente são 1200 pacientes cadastrados, mas a perspectiva com a reforma é que a unidade possa atender até 2200 pacientes cadastrados com diabetes tipo I, que é um dos casos atendidos, além de diabetes gestacional e diabetes tipo II, que apresentem lesões de pé diabético.

No local, também foram melhoradas a acessibilidade, além da construção de abrigo para o lixo hospitalar e sala de expurgo (sala destinada à limpeza, desinfecção e guarda dos materiais). O endereço do Centro Municipal de Atenção ao Diabetes é Rua Tenente Rafael de Freitas, 530, no Bairro Patrimônio.

Secom PMU