Uberlândia é selecionada para Programa de Cidadania Corporativa da IBM.

Nossos Municípios

Uberlândia foi uma das duas cidades brasileiras escolhidas este ano para participar de um programa mundial de aperfeiçoamento profissional desenvolvido pela empresa IBM – International Business Machine. A outra cidade selecionada em 2013 para participar do Corporate Service Corps é Joinville (SC).

“A IBM escolhe cidades com alto potencial de crescimento. Fazemos um estudo anual para verificar as cidades no Brasil que estão crescendo e Uberlândia se mostrou uma cidade com grande potencial. Acreditamos que colocar um programa de cidadania corporativa da IBM na cidade, vai alavancar o desenvolvimento de Uberlândia tanto em sentido social quanto econômico”, destacou Alcely Barroso, executiva de Cidadania Corporativa da IBM no Brasil.

Uma equipe da IBM esteve nesta tarde (5) no gabinete do prefeito Gilmar Machado para apresentar o programa e como ele é desenvolvido. Em Uberlândia o projeto será realizado no período de 9 de setembro a 4 de outubro e beneficiará seis órgãos e entidades, dentre elas a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET).

A IBM destacou uma equipe de 19 empregados de distintas partes do mundo (Ásia, Europa, e América do Norte) e de diferentes habilidades (Marketing, Recursos Humanos, Gestão de Projetos, Finanças, Aplicação de Software Livre ou Hardware, Compras, Vendas, Planejamento Estratégico, Gestão de Clientes, Plano de Negócios, Consultoria de Gestão, etc.) para trabalhar com as organizações selecionadas. Assim, cada organização receberá três voluntários corporativos por projeto.

Os consultores atuarão por trinta dias nas instituições e deverão apresentar, no final desse período, soluções de gerenciamento e de tecnologia para melhor condução dos projetos selecionados. Na SMDET os três voluntários farão uma análise de como é trabalhado o Turismo de Negócios na cidade e irão sugerir soluções para o melhor desenvolvimento do setor. “A secretaria certamente aplicará as sugestões apresentadas para desenvolvermos melhor o turismo de negócios em Uberlândia. Certamente essa é uma forma de trocar grandes experiências com outros países”, declarou Paulo Romes, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo.

Os voluntários chegarão na cidade em setembro e aproveitarão para conhecer um pouco mais da cidade e da cultura local, visitando o Parque do Sabiá, Mercado Municipal, Teatro Municipal e outros equipamentos.

As outras instituições selecionadas foram: Centro de Incubação de Empreendimentos Populares Solidários – Cieps/Proex/UFU, Instituto Ipê, Ação Moradia, Instituto Politriz e ONG Casa.

Corporate Service Corps (CSC)

Lançado em 2008, o CSC é um programa mundial da IBM que consiste em formar equipes de funcionários voluntários para contribuir com o crescimento econômico e o desenvolvimento tecnológico em ONGs e instituições governamentais de países em desenvolvimento. A iniciativa visa à capacitação de líderes globais promovendo o desenvolvimento detécnicas, como trabalho em equipe e flexibilidade, além de inspirá-los com novas ideias e novas habilidades.Colaboradores estrangeiros, de mais de 25 países, já trabalharam em ONGs brasileiras. E funcionários da IBM Brasil já atuaram em ONGs estrangeiras em países como África do Sul, Gana e Vietnã.

O Corporate Service Corps é apoiado pela Fundação Internacional IBM. Através da sua Fundação, a empresa implementa iniciativas estratégicas que abordam questões específicas e vitais, tais como educação, ambiente, desenvolvimento econômico da comunidade e cuidados de saúde.

Fonte: Secom/ Prefeitura Uberlândia