Uberlândia é premiado pela Abes por ações de universalização do saneamento

Nossos Municípios

Cidade está entre as 29 de grande porte com melhores indicadores no abastecimento de água, tratamento de esgoto e coleta e destinação de resíduos sólidos

O compromisso da atual administração municipal em adotar políticas com foco na qualidade de vida, por meio do saneamento básico, obteve mais um reconhecimento importante para Uberlândia. A cidade é a única de Minas Gerais a figurar na lista dos 29 municípios brasileiros de grande porte que alcançaram as melhores pontuações no ranking da universalização do saneamento. A premiação da edição 2018 do levantamento foi concedida nesta quinta-feira (28) durante o II Simpósio Ranking Associação Brasileira de Engenharia Sanitária Ambiental (Abes), em São Paulo (SP).

“O saneamento é prioridade na nossa gestão. Isso porque, logicamente, uma cidade saneada proporciona mais qualidade de vida ao seu povo, bem como aumenta a possibilidade de atração de investimentos que geram emprego e renda”, afirmou o prefeito.

Representando Odelmo Leão na premiação, o vice-prefeito e diretor geral do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), Paulo Sérgio Ferreira, falou sobre a importância dos investimentos feitos pelo órgão na cidade. “Este prêmio é um reconhecimento da autarquia, que tem estado à frente nas ações de saneamento, incluindo, por exemplo, a nova estação de tratamento de Capim Branco”, disse Paulo Sérgio.

Ranking

Para a composição do ranking, a pesquisa reuniu dados disponibilizados pelo Sistema Nacional de Informações de Saneamento (SNIS), do Ministério das Cidades, de 1.894 municípios. Serviços como abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, coleta de resíduos e destinação adequada dos resíduos foram avaliados. Nesses indicadores, Uberlândia alcançou 490,53 pontos, de um total de 500 possíveis.

Pelo resultado, a cidade passou a integrar a categoria “Rumo à Universalização”, que conta com 39 municípios, dos quais 29 são de grande porte e 10 de pequeno ou médio porte, que atingiram mais de 489 pontos dentro dos índices de saneamento verificados. O próximo ranking da Abes deve ser divulgado em junho deste ano.

Confira as notas obtidas por Uberlândia:

Abastecimento de água – 100,00
Coleta de esgoto – 97,23
Tratamento de esgoto – 95,55
Coleta de resíduos sólidos – 97,75
Destinação adequada de resíduos sólidos – 100,00
Pontuação total – 490,53

Em dois quesitos específicos, abastecimento de água e destinação adequada de resíduos sólidos, Uberlândia atende em 100% a população. Já em relação ao tratamento de esgoto, 98% dos imóveis contam com rede. Os 2% restantes referem-se

Rumo à universalização Municípios de grande porte (mais de 100 mil habitantes): Clique aqui e veja o ranking das cidades que estão prestes a universalizar o saneamento básico.

Saiba mais sobre o ranking: http://abes-dn.org.br/?p=18536

ASCOM Uberlândia