Uberlândia é pioneira em política pública municipal de turismo para idosos

Nossos Municípios

A Prefeitura de Uberlândia, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho, lançou nesta terça-feira (10) o programa Trilhas da Longevidade, com a proposta de inclusão de idosos em roteiros de viagens programados.

Para participar, o idoso precisa ter o número de identificação pessoal (por meio do CadÚnico), ter renda inferior a dois salários mínimos, condição física e mental devidamente comprovada por atestado médico e ser assíduo em alguma unidade da Rede Crescer Conviver. “Temos a preocupação em levar formação também ao idoso. Esse programa é mais que um projeto turístico, é também cultural”, destacou o prefeito Gilmar Machado.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

O Trilhas da Longevidade visa a proporcionar momentos de lazer e entretenimento, com enfoque na expansão de laços de amizade por meio da oferta de passeios e viagens para pontos turísticos. “A terceira idade é carente de construir novos laços e esse programa reforça a convivência e o enriquecimento cultural. Até onde temos conhecimento, o Trilhas da Longevidade é inédito no país”, disse Denise Portes, secretária municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho.

Uma empresa especializada em turismo venceu a licitação para prestar o serviço. O investimento de R$ 223 mil compreende 10 viagens até o final do ano, com todos os serviços inclusos (pernoite, alimentação, transporte, passeios e guia turístico). Até o fim do ano, 450 idosos terão a oportunidade de conhecer quatro destinos regionais.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

Crescer Conviver

A Rede Crescer Conviver conta com quatro equipamentos sociais localizados nos bairros Brasil, Laranjeiras, Luizote e Guarani. A rede tem o atendimento focado no público de idade igual ou superior a 60 anos (atualmente são atendidos 5,5 mil idosos). As unidades contam com estrutura e profissionais capacitados para promover mais de 15 atividades esportivas, recreativas e educacionais.

Cronograma de viagens:

JUNHO

26/06

Caldas Novas

 

 

JULHO

24/07

Araxá

31/07

Peirópolis/Sacramento

AGOSTO

21/08

Caldas Novas

28/08

Conceição das Alagoas

SETEMBRO

11/09

Caldas Novas

18/09

Peirópolis/Sacramento

OUTUBRO

30/10

Conceição das Alagoas

NOVEMBRO

28/11

Araxá

DEZEMBRO

04/12

Conceição das Alagoas

 

Secom PMU