Uberlândia: Dmae pede ajuda à comunidade para reduzir vazamentos

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O Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) lembra à população que neste período de estiagem, é preciso ficar atento com as perdas de água que podem ser evitadas. É o caso dos vazamentos nas redes instaladas nos passeios. No ano passado, foram 1.406 casos e, neste ano, até o momento, 540. Segundo Celso de Sousa, supervisor de abastecimento de água, em casos mais complexos, pode-se levar até 24 horas para consertar uma rede danificada.

O rompimento das redes no passeio está quase sempre relacionado à retirada de árvores e à instalação de lixeiras. E quando este ocorre na rede de água, pode acarretar até a suspensão temporária do abastecimento. Se o dano é na rede de esgoto, há retorno de efluente para as vias públicas. Ambos os casos mobilizam mão de obra que poderia atender outras demandas da comunidade.

Para evitar o problema, o DMAE solicita àqueles que precisarem fazer intervenções nas calçadas, que consultem o Núcleo de Cadastros de Redes. O contato pode ser feito pelo telefone 3233-4664 ou pelo email cadastrodmae@yahoo.com.br. “Daremos uma resposta rápida, informando a localização correta das nossas redes”, assegura Sousa.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

Com esta consulta, quem ganha é a comunidade. O dono do imóvel não terá a dor de cabeça de ter um vazamento na calçada, evita-se a perda de água e o refluxo de esgoto e as equipes de manutenção da autarquia poderão ser aproveitadas em outras demandas da população.

Por telefone ou email, o morador deverá informar que serviço pretende realizar, o nome da via pública e o número do imóvel – ou o mais próximo dele –, em cuja calçada deseja intervir. Servidores do Dmae, de posse destas informações, irão verificar se há rede de água e esgoto passando sob o passeio ou naquela lateral da rua.

Outra medida importante que o cidadão deve adotar é avisar o Dmae, pelo teleatendimento 0800-940-7272, sempre que perceber um vazamento em área pública. Nesses casos, o alerta é repassado imediatamente à diretoria técnica, que agendará o reparo. Quando o vazamento é dentro do imóvel, o morador deve chamar um encanador de sua confiança assim que constatar o problema.

Secom PMU