Uberlândia: Dia da Mulher é comemorado com flores, cultura e orientações

Nossos Municípios

Neste domingo (08/03), Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Uberlândia levou para a feira livre do bairro Luizote de Freitas o “Sempre Mulher”. Até o fim do mês de março, diversas atividades voltadas para as mulheres acontecerão com o intuito de valorizá-las em todos os setores da sociedade.

Na feira do Luizote, um estande da Superintendência da Mulher foi montado para prestar orientação jurídica. Houve também distribuição de panfletos sobre o risco do uso e abuso de drogas e álcool, distribuição de materiais informativos, mudas de plantas e de flores e prestação de serviços.

O prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado, visitou o local e distribuiu flores para mulheres como sinal de respeito e reverência em função da data especial.  O prefeito destacou a importância da mulher na transformação de uma sociedade melhor e em uma cidade educadora.

Para a técnica em enfermagem Jôse Anne França Gabriel, 34 anos, é um momento das mulheres serem reconhecidas por tudo que são. “Ações como esta são muito importantes, trazem para gente uma certa valorização”, disse.

Ainda dentro das comemorações do mês de março haverá, no dia 11, às 15h a entrega do Prêmio Alfa às servidoras municipais, no auditório do Centro Administrativo. Para ver toda a programação basta acessar o Portal da Prefeitura de Uberlândia (http://www.uberlandia.mg.gov.br).

Para a superintendente da Mulher, Marli Anastácio de Freitas Silva, em cidade educadora todos os espaços educam, por isso realizarão diversas ações que promovam a política para as mulheres. “Estamos nos fortalecendo e conquistando os nossos direitos”, disse.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

Ação na praça 

A manhã deste domingo também foi de muita festa e alegria na Praça Sergio Pacheco com apresentações culturais, palestras, jogos de xadrez, massagem antiestresse, cuidados com a beleza e ações motivacionais para comemorar o dia da Mulher.

A aposentada Terezinha Correia Pinto, de 78 anos, disse que ficou feliz em participar do evento e que destacou a iniciativa. “Eu gostei muito de vir aqui na praça participar das atividades. Achei as pessoas comunicativas e muito agradáveis. Sou casada há 55 anos e sei da importância da mulher na vida de cada pessoa”.

As alunas da Escola Municipal Stella Saraiva Piano (CAIC Guarani), levaram um estande para divulgar o projeto vencedor do “8º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero”, promovido pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, da Presidência da República (SPM-PR) com o tema “Relações de gênero: Construindo pontos de vista não preconceituosos”.

 As mulheres Trabalhadoras do Campo distribuíram hortaliças, frutas e verduras gratuitamente para que as pessoas pudessem conferir o trabalho que é desempenhado por elas nos assentamentos legalizados na região. O Núcleo de Diversidade Sexual e o Grupo Shama também estiveram presentes com orientações aos participantes.

Secom PMU