Uberlândia: Dia da Água é celebrado com plantio de árvores

Nossos Municípios

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado nesta terça-feira (22), a Prefeitura de Uberlândia e parceiros realizaram o plantio de 76 mudas de árvores especiais para as Áreas de Preservação Permanente (APPs) próximas à nascente do córrego Três Marcos, na zona rural. Com as árvores, fica mais fácil preservar o manancial de águas que fica próximo à BR-365 e à comunidade Olhos D’água, na saída para a cidade de Patrocínio. Entre espécies de árvores, foram plantados jatobás, mangues e ipês.

Conscientes da importância da educação, os organizadores do evento e os profissionais da Escola Municipal Olhos D’Água levaram 29 alunos com idade entre 12 e 17 anos para participarem do plantio. “Na escola eles aprendem a teoria e em atividades como esta tem a parte prática. Isto é bom e muito mais interessante”, disse a pedagoga da Escola Municipal Olhos D’Água, Márcia Villa Boas.

O plantio faz parte do programa “Uberlândia Te Quero Verde”, da Prefeitura de Uberlândia, que promove a arborização tanto na área urbana, quanto na zona rural. A intenção da Administração Municipal é que a cidade tenha um milhão de árvores plantadas antes de sua população completar um milhão de habitantes. A contagem das mudas plantadas desde 2013 pode ser acompanhada pelo Placar Verde, fixado no cruzamento das avenidas Rondon Pacheco e Anselmo Alves dos Santos.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 22 de março de 1992 e passou a ser celebrado em 1993. A data visa conscientizar as pessoas sobre a importância da água para a sobrevivência dos seres vivos, do uso sustentável do recurso e a urgente necessidade de preservá-lo, evitando sua poluição e contaminação.

Apesar da água cobrir aproximadamente 70% da superfície terrestre do planeta, cerca de 97% dela é salgada e 3% é doce. O líquido doce está distribuído em aquíferos (29,7%), calotas polares (68,9%), rios e lagos (0,5%) e outros reservatórios, como as nuvens (0,9%).

Além da escassez de água, em algumas regiões do mundo a população enfrenta ainda o problema da baixa qualidade. A poluição causada pelas atividades humanas faz com que a água esteja disponível em alguns lugares, porém imprópria para o consumo. Estima-se que 20% da população mundial não tenha acesso à água limpa e, segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), cerca de 1.400 crianças menores de cinco anos de idade morrem todos os dias no mundo em decorrência da falta de água potável, saneamento básico e higiene.

Secom PMU