Uberlândia: curso de capacitação forma professores empreendedores

Nossos Municípios

Encerrou hoje (18), o segundo curso de Capacitação Empreendedora para Professores da rede municipal de ensino. Promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), através do Programa de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedor Individual (Pró-Micro), e Secretaria de Educação, tendo como parceiro o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae – Uberlândia), a capacitação tem o intuito de desenvolver dentro do ambiente escolar, uma cultura empreendedora.

Nesta segunda etapa, 29 professores foram capacitados, na primeira foram 90. No primeiro semestre de 2015, está prevista a terceira etapa do programa onde cerca de 100 outros professores serão capacitados.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

Ao fim dos quatro dias de curso, os professores criaram uma empresa fictícia, onde seus talentos, antes desconhecidos, foram apresentados. A professora Zilma Rosa Silva, que criou uma locadora de brinquedos, disse que gostou muito do curso, pois aprendeu que tudo que está ao seu redor pode ser levado para a sala de aula. “Foi muito rico. Esse universo escolar é gigantesco de possibilidades, aprendi muito com as vivências, foi fabuloso. O caráter empreendedor que o curso proporciona, as possibilidades de aplicar no nosso cotidiano escolar, foram muitas. Tudo é empreendimento e isso é muito bom”, declarou.

“Com um cenário competitivo e tecnologias inovadoras, as empresas buscam profissionais com perfil empreendedor, em contrapartida, profissionais com estas características tendem a desenvolver seu próprio negócio”, declarou o assessor de Negócios e Projetos da SMDET, Evandro Rodrigues.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

A partir do próximo ano, os professores capacitados levarão para a sala de aula as experiências dos projetos desenvolvidos para que os alunos possam elaborar seus próprios trabalhos. Nessa etapa, os jovens receberão noções de organização e posicionamento de mercado para que no futuro se tornem empreendedores de seu próprio negócio ou profissionais mais bem preparados para o mercado de trabalho.

“O programa muda o jeito de ensinar as crianças e os jovens, trazendo para o professor uma alternativa de conhecer uma habilidade dele e conduzir o ensino de forma diferente. O tempo todo, o que vemos nesse programa é o professor se superar e muitas das vezes não acreditar que era capaz de tanta coisa diferente”, disse a analista de negócios do Sebrae em Uberlândia, Fabiana Queiroz.

Secom PMU