Uberlândia capacita equipes de Saúde da Família

Nossos Municípios

Cerca de 80 profissionais estão sendo capacitados para atuarem nas equipes de saúde da família de Uberlândia. Participam deste treinamento médicos, enfermeiros, dentistas, agentes comunitários de saúde da família e auxiliares de enfermagem. O curso introdutório de Estratégias da Saúde da Família iniciou dia 04 de agosto, no Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz (Cemepe).

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

O objetivo desta capacitação é preparar os profissionais para atuarem nas equipes de saúde da família, apresentando as ferramentas de promoção à saúde e prevenção de doenças e agravos, de diagnóstico precoce e recuperação dos pacientes, além de abordar temas como trabalho em equipe e humanização. “O avanço da estratégia de saúde em Uberlândia irá trazer resultados fundamentais para toda a população. As equipes de saúde da família no município saltaram de 50 para 70, entre 2013 e 2014”, analisa Elisa Toffoli, coordenadora da Atenção Primária, na Secretaria Municipal de Saúde.

“É na unidade familiar que os riscos à saúde das pessoas são mapeados. A partir destas informações, os profissionais de saúde planejam ações efetivas que promovem a saúde com impacto na melhoria da qualidade de vida das pessoas”, disse Kenia Vilela, Médica de Apoio Institucional da Atenção Básica.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

A Estratégia de Saúde da Família é entendida como um projeto dinamizador do Sistema Único de Saúde (SUS), com equipes responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias, inseridas na mesma região geográfica. A agente comunitária Ivanilda dos Reis, 28 anos, está fazendo o curso introdutório de Estratégias da Saúde da Família e vai atuar na equipe do bairro Minas Gerais. “Eu moro no bairro já algum tempo e percebo que o acolhimento será importante para construir uma relação de confiança com os moradores e mantê-los vinculados à unidade de saúde”, disse.

As equipes da atenção primária são responsáveis por estabelecer uma nova relação entre profissionais de saúde e a comunidade, com ações humanizadas que têm provocado um importante movimento no intuito de reordenar o modelo de atenção no SUS. O dentista Flávio Ferreira, 36 anos, já atuou na rede privada e agora compõe a equipe de saúde da família do distrito de Martinésia. “A estratégia de saúde da família contempla a medicina curativa e também ações de prevenção. Fazemos visitas às residências dos pacientes, temos ações de escovação supervisionada inclusive nas escolas, e buscamos com isto reduzir a resistência que algumas pessoas ainda têm às técnicas de prevenção”, explica o dentista.

Secom PMU