Uberlândia: atenção domiciliar passa a oferecer atendimento odontológico

Nossos Municípios

Há oito anos Marta Melo Pontes, de 76 anos, está acamada. Em sua casa, no bairro Martins, ela vive apenas com o filho, que trabalha fora praticamente o dia todo. Assim, a solução para manter os cuidados da senhora que não se movimenta e não fala foi buscar uma profissional, a cuidadora Suzana Carvalho.

Mas não são apenas cuidados de higiene, alimentação e companhia que uma pessoa na situação de Marta Pontes precisa: a atenção à saúde é fundamental. E Marta conta com essa assistência, por meio da rede municipal. Ela faz parte do programa Melhor em Casa, implantado em Uberlândia no ano passado. Agora, o programa é ampliado mais uma vez e garante um novo serviço à população: além do atendimento realizado por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas e fonoaudiólogos, os pacientes do Melhor em Casa também terão acesso ao acompanhamento e tratamento odontológico. Uberlândia foi um dos primeiros municípios no país a viabilizar o tratamento odontológico no programa Melhor em Casa, e o primeiro município na região a atender os pacientes em domicilio com o consultório odontológico portátil.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

O atendimento à saúde bucal em domicílio propicia um dia a dia com melhores condições ao paciente. “A dona Marta está acamada há oito anos e desde então só consegue se alimentar por sonda. Durante esse tempo que cuido da sua higiene bucal, sempre me preocupei com o sangramento constante em sua gengiva na hora da escovar os dentes. Mas agora, com o profissional vindo até aqui, já vemos melhora”, disse a cuidadora da paciente, Suzana Carvalho.

De acordo com o dentista Luiz Henrique Nascimento, 26 anos, do Melhor em Casa, é importante que o cuidador ou familiar fique atento à higiene bucal dos pacientes, mesmo quando eles usam a sonda como suporte alimentar. “Em nossas visitas, além dos procedimentos curativos, orientamos sobre a importância da escovação adequada para evitar a proliferação de bactérias, o sangramento na gengiva e as feridas comuns às pessoas acamadas”, disse Luiz Henrique.

Para eliminar o sangramento e tratar a irritação das gengivas é importante melhorar a escovação bucal, já que, sendo retirada a placa de bactéria, o sangramento reduz a cada escovação até desaparecer. “O dentista também me orientou a colocar pequena porção de pasta de dente para evitar que ela engasgue, ou gere desconfortos durante a escovação”, disse Suzana.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

Melhor para milhares

A atenção domiciliar em saúde no município de Uberlândia é fundamental para os pacientes que, após a alta hospitalar – ou mesmo aqueles que têm uma indicação de acompanhamento depois de um atendimento de urgência ou emergência –, precisam de uma sequência de cuidados com acompanhamento multiprofissional. Desde o início do seu funcionamento, o programa Melhor em Casa já atendeu mais de 1.200 pacientes, com tratamento multiprofissional para diferentes diagnósticos e em diversos pontos de Uberlândia.

Com um mês de implantação dos serviços odontológicos no programa, cerca de 50 pacientes já tiveram acesso ao tratamento, dos cerca de 250 pacientes ativos no programa neste momento.

Os serviços de atenção domiciliar no município de Uberlândia contam com cinco equipes sob gestão da Secretaria Municipal de Saúde e mais duas equipes sob gestão do Hospital de Clínicas da UFU, cada equipe com capacidade para atender até 60 pacientes. “Os pacientes assistidos pelo programa dependem com maior frequência de acompanhamento médico e uso de equipamentos, tendo muitos deles dificuldades de locomoção” disse Laerte Honorato, diretor de rede.

Dhieuller Henrique de Souza Marques, de 18 anos, é um dos pacientes atendidos pelo programa. “Facilita muito o cuidado, pois ele não tem como se locomover sozinho. Temos todo tipo de assistência. Além disso, o ambiente hospitalar o assusta muito, e estando em casa ele se sente mais confortável”, disse Lílian de Souza, mãe do jovem, enquanto o filho recebia atendimento odontológico.

“O Melhor em Casa é um programa multiprofissional, o que agrega bastante para o paciente que necessita dos nossos serviços. Para mim, como profissional, isso também agrega bastante”, afirmou o odontólogo Luiz Henrique.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

Residência médica

Com objetivo de ampliar o acesso dos profissionais a uma especialização e melhorar o atendimento com atenção integrada à saúde das pessoas, as equipes do Melhor em casa contam com cinco profissionais residentes atuando nas áreas de enfermagem, medicina, psicologia e odontologia.

A cirurgiã dentista residente multiprofissional em saúde coletiva Tamarah Lanne, 25 anos, formou-se em 2013 e compõe a equipe odontológica do Melhor em Casa. O interesse em compartilhar experiências com profissionais mais experientes motivou a dentista a optar pela residência em saúde coletiva. “Nos primeiros dias eu não sabia como interagir. Precisei observar os procedimentos odontológicos sendo feitos de acordo com a realidade dos pacientes, pois muitos deles estão acamados ou com dificuldade de locomoção”, disse a dentista.

De acordo com Tamarah, o contato com a equipe multiprofissional permitiu a ela compreender o cuidado dispensado aos pacientes atendidos em domicilio. “Hoje eu consigo ver o paciente com olhar multiprofissional, diferentemente do que eu via na graduação. Percebo a importância de se conhecer o histórico e as limitações de cada paciente, e só a partir disso diagnosticar as melhores possibilidades de tratamento”, disse.

Acesso ao serviço

O atendimento em domicílio em Uberlândia é articulado com a atenção primária e atenção pós-hospitalar para pacientes que necessitam com frequência de cuidados hospitalares, com dificuldade ou impossibilidade de locomoção até uma unidade de saúde e precisam de acompanhamento contínuo de profissionais. Os encaminhamentos para o programa são feitos via regulação municipal como alternativa segura e preferível após avaliação clinica do paciente.

Referência em atendimento domiciliar

Uberlândia é considerada pelo Ministério da Saúde como referência para atendimento em domicílio. Foi realizado no Hospital Maternidade Municipal o seminário sobre monitoramento e fluxos do Serviço de Atendimento em Domicilio (SAD), no Triângulo Mineiro. Além de técnicos do Ministério da Saúde, compartilharam experiências exitosas do serviço de saúde em domicílio os representantes das cidades de Uberaba, Monte Carmelo, Araguari, Ituiutaba e Patrocínio.

Secom PMU