Tupaciguara investe na ampliação do sistema de abastecimento de água

Nossos Municípios

Atual sistema foi implantado há mais de 40 anos e será  substituído até 2015

A Prefeita Edilamar Novais Borges, assinou no mês maio, um termo de compromisso (TC/PAC 0371/2014), no valor de R$4.797.110,04, (quatro milhões, setecentos e noventa e sete mil, cento e dez reais e quatro centavos)  para a ampliação do sistema de abastecimento de água da cidade

O documento foi assinado em Brasília, no Palácio da Alvorada, na presença da presidente Dilma Rousself  e já está publicado no Diário Oficial da União.

Foto: Ascom Tupaciguara
Foto: Ascom Tupaciguara

O objetivo é otimizar a estação, ao ponto de ampliar a vazão sem a necessidade de grandes intervenções.

Consta do objeto do contrato a reforma da ETA (Estação de Tratamento de Água), a construção de um reservatório com capacidade para 1.200.000 (hum milhão e duzentos mil litros ), a construção de nova elevatória (bombeamento de água) e adutora de água bruta (com comprimento de 7 Km e diâmetro de 400mm)

Com isso, a administração pública poderá atender a população com água tratada, em qualidade e quantidade, de acordo com as normas exigentes e produzir impactos positivos diretos obedecendo às leis ambientais e de saúde.

Sistema atual

Segundo o DAE, Departamento de Água e Esgoto, o sistema atual, montado há 40 anos, não consegue mais atender de forma eficiente a população de Tupaciguara. São duas bombas antigas, com baixo desempenho, com motores alimentados em condições precárias por uma subestação de energia elétrica, já, inclusive condenada pela CEMIG. A adutora de água existente está com vazão insuficiente e com vazamentos constantes, o que, consequentemente proporciona um alto custo de  manutenção. Outro problema é o oxidação da adutora próxima à captação, razão pela qual , durante as falhas de energias no sistema da CEMIG, ocorre o chamado golpe de Ariete (pressão de retorno), implicando em danos (trincas) na tubulação, havendo necessidades de reparos. Com tudo isso, o restabelecimento de água fica comprometido e o retorno da mesma à população, mais demorado.

Foto: Ascom Tupaciguara
Foto: Ascom Tupaciguara

Novo sistema

Para Pedro Ernesto Nasciutti, Diretor do DAE, o sistema ficará também mais confiável, com o bombeamento muito maior e maior durabilidade. “Hoje tratamos 70 litros por segundo. Com a implantação do nosso sistema esta vazão passará para 100 litros por segundo, oferecendo à população maior continuidade de abastecimento. Tal situação foi planejada vislumbrando um horizonte de vinte anos pra mais. Acredito que a melhoria será muito significativa e a população irá perceber isso.

A obra se prepara para a fase de licitação e tem previsão pra se iniciar no próximo semestre e previsão de conclusão para junho de 2015.

A prefeita Edilamar também falou com nossa reportagem e disse que esta obra está no seu plano de governo, porque não acredita em desenvolvimento econômico com qualidade de vida, sem que a cidade tenha infraestrutura para isso. “A ampliação é fundamental para atender o crescimento imobiliário de nosso município, atender o desenvolvimento. Não podemos alçar grandes vôos sem termos alicerces sólidos. A água é sem dúvida nosso maior bem natural, é qualidade de vida, é saúde e é muito ruim ficar sem água. Nosso sistema já não atende bem a população há muito tempo e queremos projetar um futuro promissor para Tupaciguara oferecendo condições para isso. Investir em saneamento é oportunizar melhoria na qualidade de vida da população. Foi uma grande conquista para nossa gente e foi uma conquista de parceria, onde tive o apoio do nosso amigo Joédis Marques, que é Assessor de Assuntos federativos da Presidência da República e sempre buscou ajudar meu governo e nosso município em todas as reivindicações, abrindo caminhos para nós”, finalizou a prefeita municipal.

Acompanharam a assinatura do convênio o Diretor do DAE, Pedro Ernesto, o Secretário de Governo Marcelo Novais, o Vice prefeito Jales Júnior e assessor da Presidência da República, Joédis Marques.

Ascom Tupaciguara