Tupaciguara: Casa de acolhimento “AMAR” recebe melhorias em sua estrutura física

Nossos Municípios

Desde o início do mês de fevereiro, funcionários da prefeitura trabalham na reforma e em melhorias da Casa de acolhimento “AMAR”.

Reparos no telhado, rebocos, troca de telhas, construção de banco de alvenaria, pintura em todo prédio, reorganização e readequação do espaço físico foram algumas das melhorias, segundo a prefeitura de Tupaciguara.

A casa AMAR se localiza ao lado da Unidade Básica de Saúde Dr. Flávio Uhl Soares, no bairro São Cristóvão e foi inaugurada em 2008.

Todas as crianças e adolescentes possuem direitos fundamentais garantidos por lei, dentre eles o de se desenvolver em ambiente que não afete sua dignidade. Nem sempre esses direitos são respeitados e em alguns casos o poder público precisa intervir para evitar situações que tragam risco social ou familiar para esses jovens.

Foto: Ascom Tupaciguara
Foto: Ascom Tupaciguara

Segundo a Secretaria municipal de Desenvolvimento social, que é responsável pelos serviços lá prestados, a Casa AMAR foi criada com este objetivo e trabalha no acolhimento provisório de crianças e adolescentes de ambos os sexos, sob medida de proteção e em situação de vulnerabilidade (quando há risco pessoal e/ou social), cujas famílias ou responsáveis encontrem-se temporariamente impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção.

O local permite até 20 acolhimentos de crianças e jovens de zero a 18 anos. Estes podem ser encaminhados pelo Conselho Tutelar, Poder Judiciário ou pela própria Secretaria de Desenvolvimento social. No momento, a Casa AMAR conta com dez acolhidos, desde o recém nascido até 16 anos.

De acordo com a prefeitura, todos os acolhidos recebem acompanhamento de psicóloga, mães sociais e assistente social.

Ascom Tupaciguara