Transporte escolar em Ituiutaba prioriza conforto e segurança

Nossos Municípios

Começaram a circular nesta segunda-feira, os novos ônibus que a partir de agora farão o transporte de estudantes em Ituiutaba. São ao todo 12 veículos das empresas LocVan e Boa Viagem Turismo, vencedoras do Pregão Presencial 28/2019, realizado no último dia 10 de julho. Inicialmente os veículos passaram pela  inspeção, aprovação e liberação do Inmetro e, posteriormente, por uma nova vistoria e licenciamento por parte da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana (Semttram).

“Se o Código Nacional de Trânsito já é exigente em relação à liberação dos veículos, aqui na Semttram os critérios para a obtenção do selo que credencia estes ônibus para o transporte de estudantes são ainda mais criteriosos. O que podemos afirmar é que os veículos que começaram a trafegar hoje estão em excelente estado de conservação e dotados de todos os equipamentos obrigatórios e de segurança exigidos”, comentou a coordenadora do Departamento de Transporte da, Luzia Nogueira.

Ela lembrou ainda que além da parte mecânica, lataria e pneus dos novos ônibus, a Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana também se responsabiliza pelo credenciamento dos motoristas que conduzirão os veículos. “A segurança precisa ser completa. Não adianta termos novos equipamentos, se os seus condutores e monitores não atendem as exigência necessárias à garantia de segurança dos nossos estudantes”, disse ela.

Luzia Nogueira enumerou diversos documentos que devem ser apresentados para esta liberação, entre eles, a conclusão do curso de transporte de passageiros e outro específico para o transporte de estudantes, habilitação sem nenhum ponto perdido e atestado constando que não existe nenhum tipo de antecedente criminal em nome do candidato. “Tanto os motoristas quanto os veículos foram devidamente habilitados para a realização do transporte escolar em Ituiutaba”, concluiu.

O secretário Odeemes Braz dos Santos disse que podem parecer muitas, mas afirmou que as exigências do Município quanto à liberação de veículos para o transporte de alunos são essenciais para assegurar a integridade destes estudantes. “A mudança das empresas para a realização deste trabalho ocorreu, justamente, porque a empresa anterior não conseguiu atender os critérios adotados pelo Município”, disse.

A secretária de Educação, professora Edmar Franco Borges Paranaíba, lembrou que a prioridade no transporte escolar é para os alunos que não têm condições de deslocamento, por conta própria, até a escola onde estão matriculados. “Este serviço atende, principalmente, alunos residentes em bairros novos, que ainda não contam com uma unidade de ensino”, disse ela.

ASCOM Ituiutaba