Transparência e diálogo com a comunidade revolucionaram a Educação em Capinópolis, no Pontal do Triângulo

Nossos Municípios

O Memórias do Prêmio destaca hoje a revolução na Educação que fez de Capinópolis, no Pontal do Triângulo, referência para os municípios da região. Situada próxima a Ituiutaba-MG, Capinópolis é uma cidade com cerca de 15 mil habitantes (IBGE) e destaque pela qualidade de seu Ensino. Diversos projetos foram implementados em conjunto, elevando os índices de desempenho com foco principal na transparência e no incentivo à participação da Comunidade, através dos Conselhos e Audiências públicas.

 

Dentre as iniciativas que chamou a atenção do Cidades Inteligentes estão: o trabalho integrado entre as áreas Administrativa, Pedagógica e Técnica na construção de uma política para a melhoria do ensino; redução dos índices de analfabetismo; estímulo à leitura; a qualidade na merenda escolar; e, principalmente, o mapeamento para se garantir que todas as crianças do Município sejam alfabetizadas.

 

O projeto, inscrito e agraciado com o Prêmio Cidades Inteligentes, foi o “Transparência na Gestão da Educação de Capinópolis em 2017/2018”. Os esforços do corpo gestor, bem a participação ativa da comunidade, transformaram-se em uma realidade de valorização do saber. Os recursos públicos sendo tratados com a devida transparência, onde a população tem voz ativa para acompanhar a implementação das políticas municipais de ensino.

 

 Secretária de Educação de Capinópolis, Iracilda Pereira Duarte, recebeu o Prêmio Cidades Inteligentes, na edição 2019 do Congresso Mineiro, pelo conjunto de medidas e projetos voltados à transparência e inserção da comunidade na Rede Municipal de Ensino