Termina dia 31 de julho adesão ao Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos

Notícias Gerais

O Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos é uma política pública construída de forma colaborativa pelo Ministério da Educação (MEC) com a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios. A Adesão é voluntária e o prazo se encerra no dia 31 de julho.

O Pacto reúne ações de articulação intersetorial implementadas com a participação de ministérios, da sociedade civil organizada, de organismos internacionais e do setor produtivo. As finalidades do Pacto são: superar o analfabetismo; elevar a escolaridade; ampliar a oferta de matrículas da educação de jovens e adultos (EJA) nos sistemas públicos de ensino, inclusive entre os estudantes privados de liberdade; e aumentar a oferta da EJA integrada à educação profissional.

De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) 2023, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil, em 2023, havia 9,3 milhões de pessoas com 15 anos ou mais de idade não alfabetizadas, o equivalente a uma taxa de não alfabetizados de 5,4%. Por isso, a alfabetização de jovens e adultos é necessária para garantir o direito à educação desse grupo que nunca frequentou a escola ou não concluiu a educação básica.

Em quatro anos, o Pacto tem como metas alcançar, em todas as unidades da Federação, nos 5.570 municípios:

*900 mil estudantes do Programa Brasil Alfabetizado (PBA)

*100 mil jovens de 18 a 29 anos do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem)

*540 mil estudantes beneficiários do Pé-de-Meia EJA

*190 mil estudantes do sistema prisional

*10 mil alunos da Universidade Aberta do Brasil formados

*60 mil educadores populares

*3 mil escolas com recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE-EJA)

Acesse o termo de adesão por meio do Termo de Adesão do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec) AQUI.

Fonte: MEC
Foto: FNDE

Mais informações com a assessora técnica de Educação da AMM, Alessandra Marx, pelo WhatsApp (31) 2125-2400.