Suspensas Portarias que flexibilizavam contratação de Agentes Comunitários de Saúde

Notícias Gerais

Foram revogadas, nesta quinta-feira (9 de junho), as portarias 958 e 959/2016, que permitia a contratação de técnicos de enfermagem para a realização de trabalhos como Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Aliada à revogação, O Ministério da Saúde anunciou que será criado um grupo de trabalho, com representantes dos ACS, de gestores municipais, estaduais e do governo federal para analisar a reformulação da política de atenção básica e reavaliar as atribuições das atividades das categorias que fazem parte da estratégia.

13-06 Agentes Comunitarios

O Ministro da Saúde, Ricardo Barros, ressaltou a importância da ampliação do diálogo para construção das políticas públicas. “Entendemos que o agente comunitário de saúde tem um papel importante nas equipes de saúde da família e que o tema precisa ser discutido com a participação de todos”, enfatizou.

O Brasil tem, hoje, 265 mil agentes comunitários, nos 27 estados do País, que visitam as casas de família, identificando os problemas de saúde e encaminhando os cidadãos, que necessitam de atendimento, às unidades básicas de saúde.

Portal AMM com informações da Agência Saúde