Sindicato Rural e Senar promoveram dois cursos em Capinópolis

Nossos Municípios

O Sindicato dos Produtores Rurais de Capinópolis e Cachoeira Dourada e o Senar promoveram dois cursos em Capinópolis na semana passada: o curso de picles e derivados do tomate, em parceria com a Secretaria Municipal de agricultura e o curso de Corte e Costura, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cras, utilizando sala da UAITEC.

Na tarde de sexta-feira ocorreram as solenidades de encerramento dos cursos onde os produtos fabricados pelos participantes foram expostos e, no caso do curso de picles, houve a degustação.

A instrutora do Senar, Cleonice Beraldo, ministrou o curso de picles e derivados do tomate, levando a suas alunas as técnicas necessárias para essa atividade.

“Estar em Capinópolis mais uma vez é muito bom. Agradeço a confiança do Sindicato e do Senar por me convidarem e a essa turma maravilhosa que teve um aproveitamento tão bom”, disse.

Dentre as participantes, a senhora Maria Helena Felippe, falou da alegria pelo novo que aprendeu e de tantas novas amizades que fez.

“A gente pensa que sabe de tudo. Na realidade estamos sempre aprendendo”, disse.

Maria das Dores que também fez o curso, destacou que há 20 anos fez o primeiro curso do Senar, que é muito bom, e aplica em sua atividade como cozinheira o que aprende nos cursos.

“É bom demais! A gente está sempre aprendendo novidades e isso ajuda, e muito, em minha atividade profissional”, disse.

O Curso de Corte e Costura foi realizado na UAITEC em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cras, tendo como instrutora Mirian Arruda, onde as alunas aprenderam a cortar e costurar uma calça e uma camisa.

“Aqui elas aprenderam o básico, depende delas agora colocar em prática e melhorar a cada dia, quem sabe tornando-se uma atividade rentável.

Foto: Ascom Capinópolis
Foto: Ascom Capinópolis

A Mobilizadora do Senar, Sandra Donizete, parabenizou a todas as participantes pelo aproveitamento, afirmando a alegria do Sindicato e do Senar por ver que as pessoas estão colocando em prática o que aprendeu nos cursos, lembrando o sucesso do grupo Cantinho da Roça que montou uma barraca na Expocap onde puderam comercializar seus produtos.

Aproveitando a presença do vice-prefeito Jaisson a Sandra conversou com ele sobre a possibilidade de criar na Praça ‘João Moreira de Souza’, um evento mensal onde o grupo e demais artesãos da cidade possam expor e comercializar seus produtos, ao que o Jaisson respondeu que esse é o pensamento da administração Cleidimar Zanotto, que objetiva criar um projeto cultural na praça, não nos moldes que era o Projeto Povo na Praça, mas um projeto utilizando a praça para que as pessoas montem suas barracas e exponham seus produtos, além de ter a apresentação de artistas locais e alunos do Conservatório, tornando-se uma opção a mais de lazer para o povo, e revitalizando a praça.

Jaisson disse ainda que há um projeto para reformar a praça, mas que esse projeto cultural está sim nos planos da administração municipal.

“Às vezes a gente esbarra na burocracia, mas estamos trabalhando e acreditamos que muito em breve estaremos com esse projeto em execução”, finalizou Jaisson.

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Capinópolis, Wesley Barbosa, que estava viajando durante as solenidades de encerramento visitou os cursos no meio de semana, destacando a importância do treinamento das pessoas.

“Nós estamos realizando um trabalho sério, com cursos de alto nível, visando beneficiar várias famílias de nossa comunidade, através da qualificação profissional”, disse Wesley.

Ascom Capinópolis