Simpósio de física reúne 1.300 professores e estudantes de 24 estados em Uberlândia

Nossos Municípios

Acontece em Uberlândia entre os dias 26 e 30 de janeiro, o XXI Simpósio Nacional e Ensino de Física (SNEF). A abertura do evento foi na manhã desta segunda-feira (26), no Center Convention. As demais atividades acontecerão nos anfiteatros dos blocos 3Q, 5R, 5O e 5S, no campus Santa Mônica da UFU, todos os dias, das 8h às 21h30. Cerca de 1.300 pessoas de 24 estados brasileiros mais o Distrito Federal se inscreveram. Entre os participantes do simpósio estão doutores, mestres, professores de educação superior, ensino médio e fundamental, alunos de ensino médio, graduação, técnicos e de especialização.

O evento bienal é promovido pela Sociedade Brasileira de Física (SBF). Neste ano, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) sedia o Simpósio, que traz como tema “Enfrentamentos do Ensino de Física na Sociedade Contemporânea”.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

A Prefeitura de Uberlândia, através das secretarias de Gestão Estratégica e de Educação, é uma das principais apoiadoras e patrocinadoras do evento. O vice-prefeito em exercício, Paulo Vitiello, participou da abertura e destacou que o evento vem ao encontro do que é proposto pela Administração Municipal. “Uma sociedade só cresce através da educação. Uberlândia se sente orgulhosa em receber o evento. Sabemos que daqui sairão físicos que nos representarão em todo o Brasil”, disse.

Segundo o presidente da SBF, Ricardo Magnus Osorio Galvão, Uberlândia foi escolhida devido sua importância no Triângulo Mineiro. Outros pontos destacados pelo presidente são o prestígio da UFU e a facilidade de transporte e de alojamento dos simposistas. Ricardo Magnus destaca que o que é discutido nas diversas mesas redondas serve para formular artigos de opinião. “O Simpósio é um lugar em que os professores analisam as políticas públicas e formulam propostas construtivas”, disse.

De acordo com o professor Eduardo Kojy Takahashi, do Instituto de Física da UFU (Infis/UFU) e coordenador do Simpósio,  a expectativa é que o evento consolide propostas de ações efetivas para a melhoria do ensino e de divulgação da Física. “Assim, a Comissão de Ensino da SBF poderá trabalhar politicamente essas propostas nas esferas de governo municipal, estadual e federal visando suas implementações”, destaca o coordenador.

Eflaviano Pires Macedo é professor da Fundação Educacional de Caratinga,  que fica na região do Vale do Rio Doce, Minas Gerais. Segundo ele, o encontro é uma oportunidade de trocar informações com pessoas de diversas partes do país. “Precisamos disso para melhorar a qualidade do ensino no Brasil”, disse.

A programação conta com palestras, mesas redondas, sessões de painéis, cursos, oficinas, encontros e mostras. Os temas abordados serão: Processos cognitivos de Ensino e Aprendizagem em Física; Materiais, Métodos e Estratégias de Ensino de Física; Seleção, Organização do Conhecimento e Currículo; Formação de Professores e Prática Docente; História, Filosofia e Sociologia da Física; Abordagem científica e tecnológica e abordagem CTS no ensino de Física; Divulgação Científica e Educação não formal; Tecnologia da Informação e Comunicação; Ciência, Cultura e Arte; Educação, Política e Sociedade; Pesquisa em Educação em Física; Linguagem e Ensino de Física; Políticas públicas em Educação e o Ensino de Física.

Secom PMU