Simpósio aborda desafios relacionados à saúde mental em Ituiutaba

Nossos Municípios

Durante quatro dias e pelo quinto ano consecutivo, a Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS II Tio Doc, foi parceira do curso de Psicologia da Universidade Estadual de Minas Gerais, Campus Ituiutaba, na realização do Simpósio Itinerante de Saúde Mental. Durante a solenidade de abertura, o secretário Elias Hércules Neto destacou a importância do evento e a relevância dos temas abordados por ele.

“Eu poderia vir aqui e simplesmente declarar aberto oficialmente este seminário. Mas diante de um assunto tão importante e que requer uma abordagem extremamente cuidadosa e profissional, quero cumprimentar todos os envolvidos na sua realização, ressaltando a necessidade de olharmos sempre para os problemas que envolvem a saúde mental com uma visão mais humana e acolhedora”, disse o secretário.

Ao longo da semana uma extensa programação foi desenvolvida, tanto no espaço da universidade, quanto externamente, justificando a classificação de “seminário itinerante”, que permite aos alunos de Psicologia, vivenciar situações reais com as quais vão conviver e vão nortear a vida profissional de cada um deles.

A coordenadora do Caps II Tio Doc, Priscila Aguiar, destacou a relevância dos temas discutidos durante o seminário deste ano, que por sua abrangência despertou o interesse e participação de um público diversificado e não apenas daqueles que integram a comunidade acadêmica ou estão ligados diretamente com o curso de Psicologia.

“Por grau de relevância eu destaco como uma das pautas mais importantes deste seminário, a discussão sobre a importância da luta antimanicomial, que visa garantir direitos e cidadania das pessoas portadoras de transtornos mentais. Mas, não menos importantes, foram as abordagens sobre saúde mental do trabalhador, saúde mental do estudante universitário e saúde mental na infância e adolescência, que abrange situações que envolvem públicos muito diferentes, mas que acabam se convergindo em algum ponto”, valiou.

Um dos últimos eventos da extensa programação do V Simpósio Itinerante de Saúde Mental, aconteceu na última sexta-feira, quando foi inaugurado o jardim do Caps II Tio Doc, um espaço construído pelos pacientes, alunos de psicologia e com a parceria da empresa Pierazzo Garden Design que, juntamente com o Viveiro Municipal, doou as mudas e prestou a assistência técnica para o plantio e composição correta de cada espécie cultivada no local.

“Mais importante do que ser parceiro de iniciativas como esta, é conviver e acompanhar o entusiasmo dos pacientes do CAPS em todo este processo. Foi muito gratificante ver estampado no rosto de cada um deles, o sentimento de orgulho por ter contribuído na montagem deste jardim. Eles perceberam que é possível transformar um espaço feio e sem vida, em um belo jardim, com muita vida e aconchegante”, disse o empresário Emerson de Paula Freitas Pierazzo.

ASCOM Ituiutaba