Setor turístico de eventos pede por apoio na elaboração de plano para retomada de atividades

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O setor de eventos clama por apoio e inserção no calendário da retomada econômica para que possam voltar às atividades com a devida segurança. São centenas de profissionais, decoradores, cerimonialistas, casas de eventos, produtores, técnicos, buffets, confeiteiros, fotógrafos, músicos, artistas, entre outros que geram emprego e renda.

O turismo e seus diversos setores estão enquadrados como os mais impactados pela pandemia do coronavírus (Covid-19). A situação demanda ações rápidas e objetivas para que a retomada das atividades no setor de eventos possa ser feita de forma segura e obedecendo a todos protocolos. O isolamento social é a única possibilidade de frear a pandemia, assim a grande pressão para a retomada das atividades no setor de eventos convive com a angústia do aumento de casos e do tão temido “lockdown”.

As conseqüências exigem que órgãos responsáveis elaborem um plano econômico que mantenha a sobrevivência da iniciativa privada, com mais de um milhão de infectados e 50 mil mortos até junho e situação financeira em calamidade, com o comércio todo fechado e a economia travada, o dinheiro não circula e as empresas beiram a falência. É verdade que o setor de eventos precisa mais do que nunca se adaptar à nova realidade, exigindo criatividade e empenho dos envolvidos na elaboração de políticas públicas que busquem a retomada segura das atividades, sem hóspedes, com pontos turísticos fechados e sem eventos programados. O ano de 2020 pode ser considerado perdido para o segmento.

A área técnica de Turismo da Confederação Nacional de Municípios (CNM) destaca a importância do segmento de Turismo de Eventos para a economia dos Municípios. Esse segmento que engloba não só eventos de lazer, como também técnicos, científicos e corporativos, é um importante vetor de desenvolvimento econômico. Além disso, tem o diferencial de poder gerar negócios até nos períodos de baixa estação para o tradicional turismo de férias. A baixa estação é um dos grandes gargalos no planejamento turístico.

Segundo dados do Ministério do Turismo, o setor de turismo de eventos movimentou, em 2019 no Brasil, R$ 238,6 bilhões e gerou 35.692 novos postos de trabalho. Todos os segmentos de serviços turísticos indicaram aumento de vendas em relação a 2018.

Hora do Turismo
Com o objetivo de colher bons exemplos de gestores municipais que buscam maneiras de driblar a crise no setor, a CNM promove a chamada “Hora do Turismo”. As transmissões acontecem as quintas-feiras, às 16 horas para fomentar o debate e disseminar casos de sucesso, como uma das maneiras encontradas para auxiliar gestores municipais na retomada do setor.

Para conferir as transmissões, o interessado deve acessar as redes sociais da entidade no horário especificado. As lives anteriores também ficam disponíveis nas plataformas digitais. A ação elaborada pela equipe técnica de turismo da CNM faz parte do programa “Municípios Juntos Pelo Turismo”.

Portal CNM