Serviço de SMS pode ajudar gestores a diminuir danos com as chuvas

Notícias Gerais

As chuvas chegaram. Até março, prefeitos e gestores vão ter que correr contra o tempo para conseguirem recursos, e evitar que os cidadãos não sofram com as inundações e os deslizamentos, típicos dessa época do ano. Mas como evitar problemas mesmo estando em cima da hora?

Uma solução simples, mas que muitos administradores municipais ainda desconhecem, é o serviço de alerta meteorológico via SMS,  oferecido pela Defesa Civil de Minas Gerais.  Uma iniciativa que pode evitar com que moradores de área de risco sofram com as catástrofes causadas pelas chuvas. Funciona assim: o gestor credencia o seu celular no site do SIMGE – Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais e recebe uma mensagem de alerta caso avisando do risco de tempestades na região de sua cidade.

A informação é coletada pelo radar meteorológico. Ele faz varreduras constantes sobre a formação de nuvens num raio, e repassa os dados para técnicos da Defesa Civil e do IGAM – Instituto Mineiro de Gestão de Águas. A partir daí, analisam os números e produzem os alertas que são enviados aos gestores. Com isso, o prefeito pode saber com antecedência de três horas, se há uma tempestade se aproximando do seu município, o que permite que ele tome as devidas providências para minimizar os danos em áreas de risco.

O coordenador da Defesa Civil estadual, Cel. Luiz Carlos Dias Martins, comentou que “ninguém melhor do que os prefeitos para conhecer a realidade dos seus municípios”.  Luiz Carlos ainda afirmou que o órgão vem trabalhando próximo aos gestores municipais, pois muitos deles entraram nas últimas eleições e ainda tem muita dificuldade na precaução de acidentes.