Série 2013: nasce consórcio de Saúde da Rede de Urgência e Emergência

Notícias em Destaque

Finalidade é desenvolver em conjunto ações e serviços de saúde, especialmente no gerenciamento dos serviços de urgência e emergência

iconeO ano de 2013 é marcado pela atenção no desenvolvimento de mecanismos em prol da saúde na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba e em especial entre os municípios que integram a Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba – Amvap. É com este ideal que foi criado o Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião do Triângulo do Norte – CISTRI. O consórcio tem como finalidade principal os seguintes pontos:

– Firmar convênios, contratos, acordos de qualquer natureza, receber auxílios, contribuições e subvenções sociais ou econômicas de outras entidades e órgãos governamentais;

– Ser contratado pela administração direta ou indireta dos entes da Federação consorciados, dispensada a licitação.

A direita o presidente do CISTRI e prefeito de Monte Carmelo - Fausto Reis Nogueira. Foto: Luiz Otavio Petri
A direita o presidente do CISTRI e prefeito de Monte Carmelo – Fausto Reis Nogueira. Foto: Luiz Petri

O consórcio será um facilitador na implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (Samu). Além das cidades que compõem a Amvap, o Samu integra ainda as cidades de Patrocínio, Nova Ponte e Coromandel, que fazem parte da macrorregião do Triângulo Norte, de acordo com Plano de Desenvolvimento Regionalizado da Secretaria de Estado da Saúde –PDR- SES/MG. A base do Samu será em Uberlândia, que também ganhará duas unidades de Suporte Avançado (USA). As cidades de Araguari, Ituiutaba e Patrocínio também terão uma unidade de Suporte Avançado. As bases intermediárias de Suporte Básico (USB) ficarão nos outros municípios.

“Queremos descentralizar, não deixando nada mais concentrado. Só casos muito complexos serão encaminhados para Uberlândia. Precisamos equipar os outros municípios e melhorar suas estruturas hospitalares. É um processo que deve durar um ano para implementar, mas as pessoas vão começar a ver as mudanças”, disse o presidente da Amvap  e prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado.

O Cistri tem em sua primeira gestão o presidente eleito em assembleia geral Fausto Reis Nogueira – prefeito de Monte Carmelo e o vice Ronaldo Sandre – prefeito de Araporã.