Serie 2013: Municípios Amvap foram beneficiados pelo PAC 2

Notícias em Destaque

icone

Cidades do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba receberam máquinas

Ao longo de 2013 alguns municípios da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba – Amvap foram beneficiados, em dois momentos, pela segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC 2. Em março prefeitos da região receberam 22 retroescavadeiras. Entre as cidades contempladas estão dez municípios associados a Amvap: Araporã, Centralina, Douradoquara, Gurinhatã, Iraí de Minas, Monte Carmelo, Prata, Romaria, Santa Vitória e Tupaciguara.

A entrega das máquinas aconteceu no Parque de Exposições do Camaru em Uberlândia com a presença do presidente da Amvap e prefeito de Uberlândia Gilmar Machado e o Ministro do Desenvolvimento Agrário Pepe Vargas que destacou que o maquinário é todo produzido por indústrias brasileiras e será utilizado na reconstrução das estradas vicinais, que ligam as propriedades rurais à área urbana.

Na ocasião o presidente da Amvap Gilmar Machado, ressaltou que o repasse de equipamentos por parte do Governo Federal “possibilita que nossa região se torne um grande centro de produção e distribuição do Brasil central”.

Solenidade de entrega de máquinas do PAC 2 em Uberlândia. Foto: Luiz Otavio Petri
Solenidade de entrega de máquinas do PAC 2 em Uberlândia. Foto: Luiz Otavio Petri

Já em outubro aconteceu a segunda entrega de máquinas do PAC 2 em Uberlândia. Foram beneficiados 84 municípios mineiros dentre eles 13 cidades associadas a Amvap. Os gestores municipais receberam retroescavadeiras e motoniveladoras do Ministério do Desenvolvimento Agrário, por meio da Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário de Minas Gerais.

Uma das cidades beneficiadas e que faz parte da Amvap é Campinha Verde. O prefeito municipal, Reinaldo Assunção Tannus, destacou na ocasião que “com o recebimento desta retroescavadeira a zona rural do município passará a ter mais benefícios valorizando assim o produtor rural e suas atividades na agricultura familiar”.

A maior parte dos municípios selecionados para esta entrega está localizada nas regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. O município de Cascalho Rico recebeu os dois maquinários. O investimento do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para adquirir os equipamentos foi superior a R$ 17 milhões. O aperfeiçoamento das vias atende a mais de 160 mil pessoas moradoras do campo, entre elas 28 mil famílias de agricultores familiares.