Semana Municipal Contra as Drogas tem saldo positivo em Ituiutaba

Nossos Municípios

A Prefeitura de Ituiutaba, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, realizou a Primeira Semana Municipal Contra as Drogas, organizada pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, com o título “Construindo Redes para o Enfrentamento das Drogas”, que aconteceu de 10 a 14 de março, na sede da Associação Comercial e Industrial e Ituiutaba – ACII.

Durante a realização da Semana, onde estiveram presentes vários membros da sociedade civil, política, religiosa e pública, as atividades programadas proporcionaram um ambiente de reflexão, troca de experiências e aprendizado, com o Padre gaúcho Vitor Hugo Gerhard, especialista em Dependência Química, com mestrado em Teologia pelo Vaticano, e exímio conhecedor da temática abordada, visto que atua com adolescentes e adultos usuários de drogas desde 1997.

Em breve Ituiutaba contará com mais um equipamento social para o auxílio no enfrentamento às drogas, que será conduzida pelo grupo Só Vida, a Comunidade Terapêutica São José, cuja implantação foi um dos motivadores da realização desta Semana.

De acordo com dados da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça 6% da população brasileira é usuária de Substâncias Psicoativas (SPA) ilícitas.

Foto: Ascom Ituiutaba
Foto: Ascom Ituiutaba

Segundo Pe. Vitor Gerhard, a dependência química é uma doença crônica e progressiva e não tem cura. Durante sua palestra, o Padre relatou ainda que esse é um transtorno multifatorial, ou seja, afeta o sistema nervoso central alterando, assim, as funções mentais e todo mecanismo do prazer da pessoa. Por isso, as drogas também alteram o comportamento dos usuários, sejam elas legalizadas ou não.

O palestrante alertou também para a comodidade da sociedade em relação ao uso recreativo da maconha, visto que é uma substância que gera dependência como qualquer outra SPA. O Padre falou ainda a respeito do trabalho em uma CT: “Lá se trabalha com uma proposta de mudança de vida, não é um tratamento clinico, ou seja, a mudança dá qualidade de vida, para que a pessoa consiga viver sem procurar droga. O residente é o agente da sua recuperação”, disse Padre Vitor.

“Hoje vivemos um tempo novo e com ações individuais. Somos fracos e fadados ao fracasso, ainda mais diante de um inimigo tão cruel chamado droga”, avalia a coordenadora do CREAS, Ana Flávia Santana.

Para a promotora de Justiça da Infância e Juventude de Ituiutaba, Dr. Ana Paula, é através de iniciativas como esta, de união de forças, que se permite buscar caminhos, para que, em conjunto, se possa enfrentar esta forma de escravidão, que é a do mundo das drogas.

De acordo com o presidente do Conselho Municipal da Assistência Social e presidente voluntário do Instituto Só Vida, Thomas McGrath, o grande valor do encontro serviu para levantar o que é uma Comunidade Terapêutica e estabeleceu uma ligação mais forte com o poder publico, abrindo espaço para região, numa tentativa de se estabelecer uma política comum no enfrentamento às drogas.

“Estamos muito satisfeitos com a realização da Primeira Semana Municipal “Construindo Redes para Enfrentamento das Drogas” de Ituiutaba, pois, através do evento, foi possível termos uma dimensão de quão importante será o funcionamento da Comunidade Terapêutica São José, no atendimento aos jovens com algum tipo de envolvimento com entorpecentes de nossa região”, comentou a secretária de Desenvolvimento Social, Sônia Correa do Carmo.

No seminário de abertura, mais de cem pessoas estiveram presentes ao evento. No segundo dia, houve uma capacitação para os membros e voluntários do instituto social Viva a Vida – Só Vida. O grupo foi convidado a pensar na importância do voluntariado no enfrentamento das SPAs. No terceiro dia, houve um encontro com os voluntários das CT e dos grupos de apoio de Ituiutaba e região, para discutirem sobre a importância de se trabalhar em rede. Além disso, houve a troca de informações sobre dificuldades e resoluções de problemas, bem como se discutiu a importância destes encontros serem mais regulares. Houve o encontro e a troca de experiências entre os grupos de apoio: Amor exigente, Alcoólicos Anônimos, Narcóticos Anônimos, Cerea e Grupo de Apoio da igreja Sal da Terra. No último dia, aconteceu o encontro com representantes das Secretarias de Assistência Social e de Saúde de municípios vizinhos, com abordagem aos seguintes temas: O que é uma CT e drogadição; e Abordagem/enfrentamento dos órgãos públicos em relação à drogadição nos municípios.

Ascom Ituiutaba