Semana Internacional de Combate às Drogas movimenta Uberlândia

Nossos Municípios

Dando sequência a Semana Internacional de Combate às Drogas, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal Antidrogas e de Defesa Social, promoveu nesta sexta-feira (27), na praça Tubal Vilela, uma tarde de serviços à comunidade. No local foram montados estandes de divulgação de serviços e orientações à população, além de apresentação de diversos grupos culturais de capoeira, dança, música, teatro e esportes. A campanha pretende envolver a sociedade civil, poder público, empresas e instituições em diversas atividades preventivas ao uso, abuso e dependência de drogas.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

O coordenador da Central Única das Favelas (Cufa) de Uberlândia, Cleyton Rocha “Caco”, mostrou para a comunidade como é feito a arte do grafite. Ele conta que a Cufa desenvolve várias oficinas de dança, grafite e música com crianças e jovens de alguns bairros da cidade. A central reúne os jovens e aproveitam o momento para explanar sobre a importância da arte como forma de inserção na sociedade. “Trabalhamos com o projeto ‘Colorindo o Shopping Park’, onde encontramos crianças e jovens que estão com o tempo ocioso e saímos com eles na rua para pedir aos moradores autorização para grafitar arte no muro da residência. Explicamos que grafite é arte e difere da pichação que é crime. O nosso trabalho é contribuir com a causa e damos a nossa contribuição. Prevenção é a melhor a saída”, disse.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

“Conseguimos reunir diversos parceiros para mostrar para a comunidade o que o município e os órgãos não governamentais estão fazendo para promover a prevenção do uso e abuso de drogas e também no enfrentamento do crack e de outras drogas. E o mais importante é que as pessoas se conscientizem para que evitem promover o uso das drogas, tanto lícitas quanto ilícitas. O que queremos é a promoção à vida”, disse a secretária municipal Antidrogas e Defesa Social, Flávia Carvalho.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

A Secretaria Antidrogas realizou o evento com a participação da Defensoria Pública, Procon, Procuradoria e Conselheiros Tutelares, informações de segurança pública com participação da Policia Militar, Bombeiros e Settran. As comunidades terapêuticas e os grupos de apoio como o Amor Exigente, Narcóticos Anônimos, Alcoólatras Anônimos, Nara-Anon, Alanon e Cerea também apresentaram seus trabalhos. O Conselho Municipal Antidrogas (Comad) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social fizeram testes gratuitos para medir o nível de nicotina nos usuários de cigarro.

O encerramento da Semana Internacional de Combate às Drogas será neste domingo (29) com a realização de palestras com famílias de dependentes em tratamento da comunidade terapêutica Salva Vidas, a única em Uberlândia a atender adolescentes e adultos do sexo masculino.

Secom PMU