Semana das Águas 2014 reúne especialistas para debater a gestão de recursos hídricos

Notícias Gerais

A preocupação com soluções tecnológicas e inovadoras para uma gestão mais eficiente de recursos hídricos em todo o estado mobilizou profissionais, pesquisadores, estudantes e público interessado, nesta terça-feira (25/03), na abertura do evento “Semana das Águas 2014”. Com o apoio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o encontro, promovido pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), o Hidroex, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), vai até quinta-feira (27/03), com realização na UFMG e na sede da Fiemg.

Com o tema “Ciência e Inovação na Gestão das Águas”, o evento reúne especialistas para integrar conhecimento científico e debater soluções tecnológicas e inovadoras para o uso racional e melhor gestão das bacias hidrográficas. Durante estes três dias, serão realizados minicursos, seminários e palestras ministrados por personalidades ligadas à área. Elas irão tratar de estratégias que visam soluções sustentáveis e inteligentes.

Foto: Agência Minas
Foto: Agência Minas

Novo portal

Durante a abertura da Semana das Águas 2014, o Igam apresentou uma nova página, com informações técnicas sobre os recursos hídricos de Minas Gerais. O Portal InfoHidro é parte do trabalho do Instituto na estruturação do Sistema Estadual de Informações sobre Recursos Hídricos (InfoHidro), um dos instrumentos de gestão das águas estabelecido pela Política Estadual de Recursos Hídricos (Lei Estadual 13.199/1999).

Semana discute ciência na gestão das águas

A busca por soluções e novas tecnologias deram o tom das discussões na abertura da Semana das Águas 2014. O secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, Adriano Magalhães, ressaltou, na abertura do evento, a preocupação com a segurança hídrica vivida no país e a importância da participação da sociedade na busca de soluções para os problemas enfrentados.

“Vamos discutir nesses dias de evento a questão da segurança hídrica, e Minas Gerais, que é provedor de água para oito estados brasileiros está enfrentando problemas que achávamos que só teríamos daqui a muitos anos, por isso, a participação da sociedade, por meio dos Comitês de Bacia, é importantíssima, para definirmos ações que garantirão a qualidade e a quantidade das águas em Minas Gerais”, disse.

Ele falou também do desafio na busca do equilíbrio entre o desenvolvimento, a geração de renda e a preservação ambiental. “Temos que, juntos, buscar soluções na área de saneamento, precisamos melhorar a produtividade da pecuária e da agricultura com a melhoria genética e na qualidade da produção. Para isso, precisamos colocar a água como pauta permanente nas agendas dos diversos setores”, ressaltou.

Ativista e apoiador da iniciativa, o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, Narcio Rodrigues, também participou da solenidade, e destacou a importância do encontro para debater a melhor gestão dos recursos hídricos. “Detentor da maior quantidade de água no planeta, há sempre um olhar diferenciado para o Brasil, não como privilégio, mas com exemplo de responsabilidade. Um evento como este permite produzirmos uma profunda reflexão sobre o papel de cada um; governo, academia, iniciativa privada, e, sobretudo, a sociedade”, enfatizou.

Para a diretora-geral do Igam, Marília Carvalho Melo, não há uma política ambiental consistente se não houver investimento em ciência. “Especialistas estarão reunidos nestes três dias para expor à sociedade as estratégias e modelos para avançar na gestão das águas a partir de uma base sólida de Ciência, Tecnologia e Inovação”, explica.

A abertura da Semana das Águas 2014 contou, também, com o lançamento do 1º Relatório de Gestão e Situação dos Recursos Hídricos em Minas Gerais. “O Relatório faz uma avaliação histórica da gestão dos recursos hídricos em Minas Gerais, mostrando nossos potenciais conflitos, além de trazer os desafios futuros para a gestão de recursos hídricos no Estado”, disse, Marília Melo.

Em sequência, convidados assistiram à palestra “Desafios do Século 21: clima, água, ciência e tecnologia”, ministrada pelo sociólogo Sérgio Abranches.

Agência Minas