Secretaria de Ação Social de Araguari oferece serviço especializado à moradores de rua

Nossos Municípios

A Prefeitura Municipal de Araguari, através da Secretaria do Trabalho e Ação Social está realizando diariamente rondas através do Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua. Este serviço realizado pela Equipe Técnica é destinado às pessoas que utilizam as ruas como moradia ou sobrevivência e tem como finalidade assegurar acompanhamento especializado com atividades direcionadas para o desenvolvimento social e viabilizar o processo gradativo de saída da situação de rua. O trabalho é composto por atendimentos psicossociais com os moradores de rua e com os migrantes que passam pelo município e as rondas são realizadas todos os dias, em horário comercial ou em regime de plantão.

No ato da abordagem são feitas entrevistas para reunir informações da pessoa em situação de rua que em diversos casos são dependentes químicos. Nesse caso é necessário o apoio da Secretaria de Políticas Sobre Drogas que é especializada nesse atendimento. Pois este é um trabalho que demanda maior tempo inclusive de tratamento, levando um período maior para a retirada do indivíduo das ruas, que por vezes são resistentes à esta ajuda.

A Prefeitura efetivou com a “Casa de Passagem” Casa de Davi – um termo de cooperação. Dessa forma os moradores de rua são acolhidos, recebem apoio na reconstrução dos vínculos familiares até seu retorno ao lar. Os migrantes não possuem residência fixa em alguma localidade do país, sendo assim, vivem percorrendo cidades onde encontram apoio para seguir a próxima viagem. Nestes casos, o município dispõe de Albergue para acolhimento. Após este apoio é oferecida passagem intermunicipal e o encaminhamento dos mesmos até a Rodoviária.

“O trabalho que realizamos com as pessoas em situação de rua é penoso, pois depende também da vontade do cidadão de sair desta condição de morador de rua Dentro das possibilidades estamos desenvolvendo este trabalho e continuaremos no resgate dos cidadãos, mesmo com dificuldades e negativas de muitos nesta situação,” destacou a Secretária de Ação Social, Eunice Mendes.

O Prefeito Marcos Coelho (MDB) falou do serviço desempenhado pela Secretaria de Ação Social. “São vários moradores de rua que dependem desse serviço oferecido pela Secretaria para ter o mínimo de dignidade. São pessoas que por diversos motivos  não tem mais vínculo afetivo com a família e quase sempre sem nenhuma perspectiva. O apoio da Secretaria é um alento a tanto sofrimento. Parabenizo a equipe da Secretaria por todo trabalho desenvolvido”, disse o Prefeito.

ASCOM Araguari