Saúde mental de Santa Vitória organiza Rede de Atenção Psicossocial

Nossos Municípios

Aconteceu dia 15 de março o primeiro encontro entre alguns setores da Rede de Atenção Psicossocial de Santa Vitória nas dependências do futuro Centro de Atenção Psicossocial I (CAPS I), situado à Rua Romário José de Souza, 120, Jardim Tropical. Considerada proveitosa, a reunião contou com a presença de representantes do CRAS, PSFs, Hospital Municipal e Secretaria de Saúde com o objetivo de fomentar a articulação entre os diversos serviços que compõem a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) para construir o cuidado compartilhado, sob a lógica da corresponsabilização.

Foto: Ascom Santa Vitória
Foto: Ascom Santa Vitória

A Política de Saúde Mental de nosso município, desenvolvida até então prioritariamente pela equipe do Centro Terapêutico Amanhecer em articulação com as unidades de atenção básica/ESF, em consonância com a Reforma Psiquiátrica, se destaca por seus resultados exitosos no acompanhamento dos portadores de transtorno mental grave e persistente e dependentes de álcool e outras drogas, como atesta a significativa redução das internações no Hospital Psiquiátrico de Ituiutaba (gráfico abaixo).

A RAPS visa oferecer cuidado ao portador de transtorno mental e dependentes de álcool e outras drogas no seu espaço de convivência, através da mobilização de todos os dispositivos que promovam o resgate de seus direitos de cidadão e reinserção social. O CAPS I tem a missão de, junto a Atenção Básica de Saúde, qualificar o trabalho já em curso e otimizar as estratégias operacionais no cuidado de sua clientela, atendendo casos de surto e crise.

Ascom Santa Vitória