Reestruturação das Farmácias da Rede Pública de Itiutaba visa ampliar e melhorar o atendimento

Nossos Municípios

A Assistência Farmacêutica em Ituiutaba passa por mudanças estruturais, estratégicas e comportamentais, visando melhorias relevantes para o biênio 2015/2016. Para a reestruturação foi instituído pela secretária de Saúde, Sônia Correa do Carmo, uma comissão para coordenar os trabalhos na Assistência Farmacêutica no Município de Ituiutaba.

Os trabalhos começaram em maio de 2014 com a escolha da comissão formada pelo Farmacêutico João da Costa Júnior e uma supervisão que foi ocupada por Leonide Donizete (Léo do Beira Rio), que desde então vem trabalhando diuturnamente, nestes seis meses de atuação, visando colocar o setor de farmácia nos trilhos.

O trabalho foi motivado por uma preocupação percebida em anos anteriores e constatada pelo prefeito Luiz Pedro e pela secretária de Saúde, Sônia Correa do Carmo, que é a falta de medicamentos básicos, fato que se tornou um problema para todos os gestores de saúde do país.

Foto: Ascom Ituiutaba
Foto: Ascom Ituiutaba

Para tentar solucionar o problema foi determinado pela secretária de Saúde que a Comissão tomasse todas as medidas necessárias para resolver esse problema o mais breve possível. “Faça o que for necessário, você tem carta branca, mas me traga resultados!”, disse secretária de Saúde Sônia do Carmo ao coordenador da Comissão.

Entre as ações da comissão primeiro buscou-se entender qual o motivo de haver falta de alguns medicamentos mesmo com os altos investimentos sendo realizados pelo Município. Iniciou-se então um diagnóstico situacional que apontou alguns dos principais problemas estão a falta de um Departamento e uma Coordenação de Assistência Farmacêutica, o Custo elevado de aquisição dos medicamentos, a falta de informatização e ausência de normas e rotinas e controle de qualidade nas farmácias.

É importante ressaltar que o trabalho de diagnóstico ainda continua e que para cada um dos problemas identificados foi mostrado também, pelos relatórios, a forma de resolvê-los. Por fim, é importante que todos, população e funcionários, entendam que medicamento é um recurso para ser utilizado com cautela, do contrário o mesmo se tornará em veneno.

Todo medicamento utilizado de forma errada ou com dose acima do recomendado pode até levar à morte. Nunca indique ou use medicamento indicado por amigos, parentes ou vizinhos. Procure sempre o médico ou dentista e informe-se com o farmacêutico.

“Solucionar todos os problemas da assistência farmacêutica não é tarefa fácil para qualquer gestor do Brasil. É necessário, num primeiro momento, estabelecer prioridades, diagnosticar problemas e lançar mão de várias estratégias que, de forma integrada, surtirão efeito a médio e longo prazo”, finalizou o Farmacêutico, João da Costa Júnior, coordenador da Comissão.

Ascom Ituiutaba