Rede HCT – Ituiutaba terá unidade de diagnóstico de câncer

Nossos Municípios

A assinatura de convênio entre o Município e o Hospital Hélio Angotti, na tarde desta quinta-feira, consolida o processo de implantação de uma Unidade de Prevenção e Diagnóstico de Câncer na cidade de Ituiutaba, para atendimento a pacientes de todas as cidades que integram a região do Pontal. Este foi também, mais um importante passo para a consolidação da Rede de Hospitais de Câncer do Triângulo (Rede HCT).

“Nós poderíamos assinar este convênio no ambiente frio do gabinete da prefeitura. Mas optamos por realizar esta solenidade aqui, em praça pública, na presença de todos vocês, pois o tratamento de câncer é um processo que envolve não só o paciente, mas toda a família. A recuperação de um paciente passa pelo acolhimento daqueles que o rodeiam, precisa sentir o amor daqueles que lhe são próximos. E o amor não é frio como um gabinete. O amor é quente como esta energia que estamos sentindo aqui e agora”, disse o prefeito Fued Dib.

Ele também destacou a importância desta unidade para as demais cidades do Pontal do Triângulo Mineiro. “Ituiutaba não pode ser considerada uma cidade polo, simplesmente por ter o maior número de habitantes. Para ser polo, precisa oferecer algo mais. Esta Unidade da Rede HCT é este algo mais, que vai beneficiar toda esta região através da agilidade no diagnóstico e também no encaminhamento de pacientes para o tratamento”, disse Fued Dib.

A unidade de Ituiutaba, que passa a se chamar de Centro de Prevenção e Diagnóstico de Saúde – Cenpre Saúde – será instalado no prédio onde até então funciona a Unidade Mista de Saúde II, localizada na esquina da Avenida 11 com a Rua 38, no bairro Progresso. O serviço contará com equipamentos de alta resolutividade no diagnóstico do câncer e de outras doenças. “O diagnóstico precoce é extremamente importante para o resultado do tratamento”, disse o mastologista e presidente do Hospital Hélio Angotti, Délcio Scandiuzzi.

A solenidade desta quinta-feira contou ainda com a participação do ex-deputado federal, Caio Narcio, diretores do Hospital Hélio Angotti, vereadores, servidores e secretários da Administração Municipal, entre eles o Secretário de Saúde, Elias Hércules, que destacou a instalação do SAMU e agora a assinatura deste convênio, como duas conquistas importantíssimas em favor da melhoria no serviço de saúde em Ituiutaba e região.

A expectativa é que o atendimento pela unidade de Ituiutaba comece a ocorrer a partir do mês de outubro, depois que forem feitas as devidas adequações no prédio onde será instalada. O Cenpre Saúde vai cuidar de ações de prevenção e diagnóstico. Em caso positivo para doenças oncológicas, o paciente será imediatamente encaminhado a tratamento no Hospital Hélio Angotti, na cidade de Uberaba.

ASCOM Ituiutaba