Queijo Artesanal de Monte Carmelo recebe certificação de qualidade

Nossos Municípios

Agora, o queijo produzido em Monte Carmelo é reconhecido oficialmente como Queijo Minas Artesanal, sendo permitida a comercialização mais ampla. Juntamente com Uberlândia, os municípios de Araguari, Cascalho Rico, Estrela do Sul, Indianópolis, Monte Alegre, Monte Carmelo, Nova Ponte, Romaria e Tupaciguara passam a formar a sexta região produtora de Queijo Minas Artesanal (QMA) do Estado.

Produtor é reconhecido pela qualidade do queijo. Foto: Ascom Monte Carmelo.
Produtor é reconhecido pela qualidade do queijo. Foto: Ascom Monte Carmelo.

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a Emater-MG de Monte Carmelo, participou deste lançamento que inclui a cidade como membro da região. A novidade foi anunciada no dia 25 de março de 2014, na Femec – Uberlândia, quando o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, José Silva, apresentou o relatório de pesquisa de qualidade do QMA, que descreve as características do queijo do Triângulo Mineiro.

Para a produção desse tipo de queijo, existem fatores que são considerados decisivos para a certificação, entre eles, clima, altitude e histórico.

Município passa a integrar a sexta região produtora do Queijo Minas Artesanal. Foto: Ascom Monte Carmelo.
Município passa a integrar a sexta região produtora do Queijo Minas Artesanal. Foto: Ascom Monte Carmelo.

Na seqüência, foram premiados os primeiro produtores cadastrados junto ao Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), dois deles do município de Monte Carmelo-MG. Jales Clemente de Oliveira, da Fazenda Máximos e José Severino Neto, da Fazenda Penedo, além da premiação, também tiveram seus produtos expostos para comercialização durante a feira.

Segundo o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Pedro Paulo Marques, hoje, no Triângulo Mineiro existe aproximadamente 1.300 produtores de queijo artesanal e com a homologação da região produtora todos serão beneficiados. “A certificação cria mais uma alternativa de trabalho para os pequenos produtores de leite da agricultura familiar da região de Monte Carmelo e do Triângulo Mineiro gerando emprego, melhoria de renda e qualidade de vida”, disse.

 “Foi com esse propósito que a Administração 2013/2016 sempre acreditou e investiu na ampliação do convênio com a EMATER-MG. Com a renovação do quadro técnico da empresa, os frutos já começaram a ser colhidos.”

Ascom Monte Carmelo