Queda nas doações deixa Banco de Sangue em Ituiutaba em situação crítica

Nossos Municípios

Praticamente todos os tipos sanguíneos estão em falta hemocentro pede novas doações que podem ajudar a salvar vidas

Apesar de o mês de janeiro ser encarado como período de baixa frequência para doação de sangue, a queda de quase 60% no comparecimento de doadores, deixa Banco de Sangue de Ituiutaba em situação de alerta.

Com instalações novas, com mais conforto e comodidade aos doadores, a nova unidade do Hemominas de Ituiutaba, encontra-se em situação de dificuldade, por causa do baixo índice de doadores de sangue que procuram o local para realizarem a doação.

De acordo com Samira El Bayeh, responsável pela unidade, o nível do estoque que se encontra à disposição da comunidade está muito baixo, o que acaba comprometendo a distribuição do material, em caso de sua eventual necessidade de utilização, e concorre para o aumento no risco da remarcação de cirurgias eletivas.

A equipe do Hemominas faz um apelo, para que os doadores procurem a sede da unidade, que está situada na Avenida 49, nº 125, bairro Elândia, dois quarteirões acima da Unidade Mista de Saúde I. Seus telefones para contato são (34) 3269-0005 / 3261-3555 / 3262-5103.

O horário de funcionamento do Hemominas, durante este mês de janeiro, está sendo exclusivamente no período de coleta, que é das 13h às 15h30, é ainda será realizado, no dia 29 de janeiro, o dia da Coleta Noturna, com funcionamento diferenciado das 17h às 20h.

Podem doar sangue todas as pessoas entre 18 a 65 anos, com boa saúde e sem doenças, como resfriados e gripes, por exemplo. Os doadores devem estar portando documentos de identificação com foto.

Reportagem: Ascom Ituiutaba