Provinha Brasil: prazo será prorrogado devido a falhas no Sistema

Notícias Gerais

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela Provinha Brasil, informou que o sistema encontra-se com algumas inconstâncias. Com isso, o prazo estipulado até 30 de setembro para o envio dos dados referentes à primeira aplicação da Provinha Brasil deste ano será prorrogado. A nova data será divulgada em breve no portal do Inep.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta, no entanto, que, mesmo apresentando algumas falhas, diretores e professores das redes públicas de ensino podem lançar os dados no sistema. Para a entidade, é importante que os gestores municipais acompanhem e incentivem a aplicação da Provinha Brasil nas suas redes de ensino.

Divulgação
Divulgação

Provinha Brasil

A iniciativa avalia as competências de alfabetização, leitura e matemática alcançadas pelas crianças brasileiras matriculadas no segundo ano do ensino fundamental das escolas públicas do País. A aplicação da prova acontece no início e no fim do ano letivo para permitir o diagnóstico e a aferição da evolução da aprendizagem dos estudantes.

A ferramenta proporciona às escolas e redes de ensino visualizar e analisar os resultados por meio de relatórios eletrônicos com observações do desempenho dos alunos, turma e escola. A avaliação, além de verificar o desenvolvimento da qualidade da educação no Município, pode ser utilizada como instrumento de planejamento estratégico.

Esclarecimentos

Para mais informações, contate o Inep pelo e-mail provinha.brasil@inep.gov.br ou pelos telefones (61) 2022-3949, 2022-3940, 2022-3941 ou 2022-3942.

Veja aqui informações sobre a Provinha Brasil.

Agência CNM