Pronatec completa dois anos e terá investimento de R$ 14 bilhões até o fim de 2014

Notícias Gerais

Com a meta de matricular 8 milhões de alunos até o final de 2014, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) vai receber, até lá, investimento de R$ 14 bilhões. O programa foi criado em outubro de 2011 e mais de 4,6 milhões de alunos estão matriculados em algum curso ou já se formaram.

O Pronatec atua em três eixos: com ensino técnico para quem está cursando o ensino médio; na qualificação profissional para o jovem ou o adulto e cursos para as pessoas que estão no programa Brasil sem Miséria, de forma a contribuir para que consigam um trabalho mais bem remunerado.

Pronatec Resultados

Quase 70% dos alunos do Pronatec são jovens com até 29 anos; 60% deles são mulheres; e um terço é do Nordeste. Todos os cursos são gratuitos e os alunos recebem os livros, o uniforme e o material para usar nas aulas práticas, além de um auxílio para alimentação e transporte.

O Pronatec reserva 1 milhão de vagas para os beneficiários do Brasil sem Miséria. Até agora, mais de 750 mil pessoas do programa se inscreveram nos cursos do Pronatec. Ao todo, cerca de 3,2 mil municípios contam com os cursos técnicos e de qualificação oferecidos por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego.

Em setembro a presidenta Dilma Roussef este em Uberlândia pela primeira vez, desde que tomou posse no cargo, para formatura de 2.634 alunos do Pronatec. Os diplomados são alunos de 32 municípios das regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. No evento em Uberlândia a presidente destacou a importância do empenho dos municípios para o fomento da educação e Dilma ainda falou sobre a importância da aprovação dos royalties do pré-sal para educação. “Professor tem de ser melhor remunerado e formado. Educação mais qualificada sem falar de professor é impossível.”