Projeto nas escolas de Santa Vitória estimula consciência ambiental

Nossos Municípios

Prefeitura Municipal de Santa Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Pesca, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, promoveu nesta manhã de terça-feira (2), na UAITEC, um evento de lançamento do Projeto “Educar, Cuidar e Reciclar”. A ação partiu da dificuldade que as pessoas têm em descartar o material no lixo corretamente.

O projeto foi coordenado pela Engenheira Ambiental, Isadora Silva Queiroz e contou com a presença da Secretária Municipal de Educação e Cultura, Francisca Vânia; Secretário do Meio Ambiente e Pesca Maurício Lorena, Secretário de Agricultura e Pecuária Roberval Domingues Pereira; juntamente com a equipe da SMEC; diretoras; especialistas; professores da rede municipal e estadual, além dos responsáveis pela coleta dos recicláveis, Gilson e Donizete Barbosa.

O Projeto tem como objetivo incentivar as crianças a separarem os resíduos gerados em casa e no seu dia a dia levá-los para as escolas e, para estimular a atividade, os alunos receberão em troca uma moeda virtual, intitulada “Grana Verde”, evidenciando assim, a importância da ação de cada um ter a consciência do destino dos resíduos, então todos serão beneficiados: comunidade e meio ambiente.

A ação será desenvolvida no período de abril a novembro deste ano, com a entrega de recicláveis, em forma de competição, entre nove instituições do município, incluindo CEMEIs e escolas de Ensino Fundamental do 6º ao 9º, da rede estadual, municipal e particular.

“Este projeto é uma ação de Educação Ambiental para as instituições participantes sendo de fundamental importância para que os alunos possam tomar entendimento, acerca do que podem fazer para preservar o meio ambiente e disseminar tal conhecimento para sociedade, principalmente sobre a ação de separar em casa os resíduos recicláveis dos rejeitos”, pontuou a Engenheira Ambiental.

A Secretária Municipal de Educação e Cultura, Francisca Vânia, que estava presente no evento se pronunciou afirmando: “O meio ambiente é uma grande preocupação, nos dias atuais. Transmitir sobre esta questão aos alunos é um grande desafio e para atingir a população, é importante iniciarmos nas escolas, pois nossa esperança está em nossas crianças. Conscientizar é muito importante. Primeiro a gente educa, quando se educa, se cuida e quem cuida, recicla”.

“Ressaltamos a importância de construirmos um mundo melhor, onde haja um meio ambiente sustentável, com práticas de reciclagem e educação ambiental para futuras gerações com conscientização e mobilização de toda a sociedade e como resultado dessa ação, destinar o lixo de forma correta e consciente”, concluiu o Secretário Maurício Lorena.

ASCOM Santa Vitória