Projeto ‘Invista’ para fomentar novos negócios em Uberlândia

Nossos Municípios

Novo conceito pode ser conferido em um material de leitura dinâmica e objetiva que reúne todas as potencialidades da cidade

Com mais de R$ 1,4 bilhão em investimentos anunciados desde 2017, Uberlândia agora entra em uma nova fase na política de atração de empresas e empreendimentos. Em cerimônia realizada na manhã desta quarta-feira (20), no auditório Cícero Diniz do Centro Administrativo Municipal, o prefeito Odelmo Leão apresentou o “Invista”, um conjunto de ações que marca o novo posicionamento da administração municipal dentro dos esforços para fomentar novos negócios, com geração de empregos e fortalecimento da cidade.

No evento que reuniu empresariado, autoridades e representantes de entidades, foi apresentada a nova ferramenta que auxiliará na divulgação das potencialidades de Uberlândia para o mundo a partir de agora. Trata-se da publicação “Vem Viver, Inovar e Investir”, que, com 64 páginas, foi elaborado pelas secretarias de Governo e de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo com o que há de melhor na segunda maior cidade de Minas Gerais.  No material, constam todos os aspectos que tornam a cidade atrativa não só para se investir, mas também para se viver e inovar.

Por meio da proposta, o Município pretende atuar, nesses próximos dois anos, as qualidades da cidade, promovendo a internacionalização do nome de Uberlândia e a captação de investimentos sustentáveis que beneficiem a população. “O empresário não vem só pela oportunidade de negócios. Ele tem que ter o ambiente para viver. Então as áreas sociais, de educação, de saúde são importantes e a água também é muito importante. As decisões das pequenas, médias e grandes empresas passam também por esse recurso, que nós temos em abundância e qualidade e no qual estamos investindo cada vez mais”, destacou o prefeito Odelmo Leão.

Exemplares

Durante a apresentação, autoridades e representantes de empresas e entidades receberam um exemplar do portfólio, que, além da versão em português, também possui uma em inglês, preparada especificamente para o mercado internacional. Ao final do encontro, cada convidado teve ainda a possibilidade de obter uma cópia digital do portfólio ao escanear pelo celular um código QR disposto em pontos do auditório. O material está disponível no portal da Prefeitura de Uberlândia.

“O ‘Invista’ é um conceito, é um posicionamento. Ele é mais do que um projeto, é mais do que um programa. É um conjunto de ações que visa aumentar cada vez mais o nosso poder de atração de investimentos, para geração de renda, fortalecimento da cadeia produtiva e do turismo, tanto de negócios quanto o de lazer, não apenas para quem visita nossa cidade, mas para o cidadão de Uberlândia em si”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Raphael Leles.

Ações e resultados

A Prefeitura de Uberlândia tem adotado, desde 2017, diversas políticas para estimular o empreendedorismo na cidade. Além da recuperação da cidade em áreas essenciais (Saúde, Educação e Social) e do investimento em infraestrutura (obras de captação de água e de mobilidade urbana), o Município também implementou ações para incentivar novos negócios na cidade.

Destacam-se, por exemplo, em benefício, sobretudo, aos micro e pequenos empreendedores, a redução pela metade do tempo de abertura de novas empresas e a criação do Programa Municipal de Fomento ao Setor Cervejeiro, que resultou em investimentos privados de mais de R$ 20 milhões de 11 fábricas.

Como resultado, nestes dois anos, mais de 5 mil micro, pequenas, médias ou grandes empresas foram abertas e mais de 3 mil postos de trabalho foram criados. Confira outras ações e diretrizes realizadas pela Prefeitura de Uberlândia:

– Apoio à produção de energia fotovoltaica
– Criação do Censo do Ecossistema de Inovação  
– Valorização do Ecossistema de Inovação
– Incentivo à instalação de startups
– Regularização do município para receber ICMS Turístico
– Retorno de Uberlândia ao Mapa do Turismo
– Potenciais que alavancam o turismo aquático de aventura, as modalidades radicais, de trilha ou passeio
– Valorização das potencialidades regionais para o turismo rural
– Realização do Cities
– Conexão com a Singularity University dos Estados Unidos

Acesse a publicação ‘Vem Viver, Inovar e Investir’: http://www.uberlandia.mg.gov.br/2014/secretaria-pagina/27/3224/vem_viver__inovar_e_investir.html

ASCOM Uberlândia