Projeto “Informação em Saúde” conscientiza crianças sobre a dengue em Ituiutaba

Nossos Municípios

A prefeitura de Ituiutaba, através de suas secretarias e departamentos, vem desenvolvendo um trabalho ininterrupto no combate ao mosquito Aedes aegypti e na conscientização da população sobre a necessidade de cada um fazer a sua parte para evitar a proliferação do mosquito e, consequentemente, reduzir a incidência de doenças como Dengue, Chikungunya, Zica Vírus e Febre Amarela no município.

Entre as ações desenvolvidas, uma em especial chama a atenção, pois busca esta conscientização partindo das crianças para os adultos. Trata-se do projeto “Informação em Saúde”, desenvolvido por um grupo de agentes do Centro de Controle de Zoonoses, que tem como foco principal, escolas municipais, estaduais e particulares de Ituiutaba.

Para as séries com crianças mais novas, o mecanismo utilizado é o teatro de fantoches, onde um diálogo entre as personagens Alice e Bárbara leva todas as informações de forma clara e didática às crianças das séries iniciais. Em outro momento, para crianças maiores, as mesmas informações são repassadas através de palestras e mecanismos de áudio e vídeo.

Durante as apresentações, os alunos das escolas de Ituiutaba ficam informados sobre a forma correta de descarte de materiais que possam acumular água e servir de criadouros para o Aedes aegypti, cuidados com vasos de plantas, caixas d’água e até mesmo com o reservatório de água da geladeira. Também saem da apresentação sabendo que aquele mosquitinho que parece tão inofensivo, pode transmitir terríveis doenças com a Dengue, Chikungunya, Zika Vírus e a Febre Amarela.

“A proposta é de muita interatividade com estas crianças e a resposta é imediata. É muito gratificante ver o interesse delas sobre este grave problema que estamos enfrentando. Elas fazem questionamentos, respondem nossas perguntas e ao final de cada apresentação, saem determinadas a levar o conhecimento aos adultos com os quais convivem”, avaliou Suend Rodrigues, que ao lado das também agentes Helen Cristina e Pâmela Oliveira, conduzem o projeto “Informação em Saúde”.

ASCOM Ituiutaba