Projeto dos novos corredores de transporte público é apresentado à população em Uberlândia

Nossos Municípios

A expansão dos corredores estruturais de transporte público de Uberlândia foi o tema do segundo Seminário Integração, realizado nesta quinta-feira (22) pela Prefeitura de Uberlândia, através da Secretaria de Trânsito e Transportes (Settran), no auditórioCícero Diniz no Centro Administrativo Municipal. O projeto conta com a implantação de cinco novos corredores estruturais de transporte, quatro terminais de ônibus e 76 estações, além da construção de três viadutos. As novas estações vão manter os padrões arquitetônicos das já existentes e contemplarão toda a estrutura para pessoas com necessidades especiais. O investimento está estimado em mais de RS 132 milhões, já aprovados pelo PAC 2 da Mobilidade, do Governo Federal, e com convênio assinado entre a Prefeitura de Uberlândia e a Caixa Econômica Federal.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

Na abertura do evento, o prefeito Gilmar Machado destacou o avanço que Uberlândia terá com a implantação do novo modelo e a adequação do trânsito à realidade de crescimento da cidade. “O que se quer é chegar lá na frente, com a população tendo um transporte rápido, eficiente, de qualidade, com preço justo e acima de tudo com mais segurança. Nós queremos e vamos priorizar o transporte público”, afirmou. O prefeito ressaltou também que será necessário um trabalho maciço de conscientização dos moradores e comerciantes sobre alguns transtornos que as obras poderão causar, mas que no fim, a população poderá desfrutar de mais qualidade de vida. A estimativa é que o tempo de viagem seja reduzido em até 20% com os novos corredores. A capacidade de transporte de passageiros também será ampliada com a introdução de mais ônibus articulados.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

Segundo o secretário de Trânsito e Transportes, Alexandre Andrade, com a instituição deste projeto, a cidade terá o maior sistema de integração do Sudeste do Brasil. “Sempre que lembrarmos de Uberlândia, nós vamos lembrar de um transporte público com eficiência e qualidade”, afirmou.

Conforme o projeto apresentado, o início das obras está previsto para o segundo semestre deste ano. A primeira obra a ser implantada será o Corredor Estrutural Leste, que vai percorrer toda a avenida Segismundo Pereiraaté o novo terminal, que leva o nome do bairro onde será construído, Novo Mundo. O projeto contempla ainda a construção de três viadutos, sendo dois sobre a avenida Rondon Pacheco – na rua México e rua Paraná –  e um sobre a BR-365, rua Olegário Maciel.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

Atualmente o Sistema Integrado de Transpores (SIT) de Uberlândia conta com quatro terminais (Central, Santa Luzia, Planalto e Umuarama) e um corredor na avenida João Naves de Ávila com 13 estações. O sistema foi implantado em 1997 e o corredor em 2006.

 

Conheça os novos corredores:

 

Corredor Estrutural Leste

Extensão – 9,11km – Av. Segismundo Pereira

1 Terminal de ônibus – Terminal Novo Mundo

17 Estações – Destas, seis são de ligação do Corredor Leste ao Corredor Sudeste

16 linhas

 

Corredor Estrutural Oeste

Extensão – 19,5 km – Via Área Central e 17,5 km – Via Martins

1  Terminal de ônibus – Terminal Dona Zulmira

27 Estações

13 Linhas

 

Corredor Estrutural Sudoeste

Extensão 2,7 km – Av. Getúlio Vargas

1  Terminal de ônibus – Terminal Jardins

5 Estações

12 linhas

 

Corredor Estrutural Norte

Extensão 5,5km – Av. Adriano Bailoni e Av. Cleanto Vieira Gonçalves (Terminal Central – Terminal Industrial)

15 Estações

14 linhas

 

Corredor Estrutural Sul

Extensão 3,9km – Av. Nicomedes Alves dos Santos

1  Terminal de ônibus – Terminal Universitário

9 Estações

11 linhas

 

Área Central

03 Estações – Praça Tubal Vilela e Praça Clarimundo Carneiro

* A quantidade de estações ainda está sujeita à alteração

Secom PMU