Projeto de adoção de praças cresce 50% em um ano em Uberlândia

Nossos Municípios

O projeto Adote uma Praça ou um Canteiro Central ganhou mais visibilidade nos últimos 12 meses, o que possibilitou um aumento de 50% no número de adoções em relação aos anos anteriores. De 20 áreas adotadas, o número passou para 31 nesse último ano. Criado pelo Decreto nº 7383 há 17 anos, o projeto desenvolvido em parceria pelas secretarias de Meio Ambiente e de Serviços Urbanos visa à implantação, revitalização e manutenção de áreas verdes no município.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Hélio Mendes, o crescimento da cidade eleva também a quantidade de praças e canteiros centrais existentes. “É preciso de parcerias para cuidar desses pontos. Hoje há inclusive uma disputa saudável para a adoção de alguns locais”, contou Mendes, que espera manter o ritmo e ampliar três vezes mais o número de áreas adotadas nos próximos anos.

Projeto contribui com a preservação ambiental. Foto: Secom PMU
Projeto contribui com a preservação ambiental. Foto: Secom PMU

Os benefícios são vários para quem adota uma praça ou canteiro central, como por exemplo, o embelezamento do entorno do imóvel, a preservação ambiental e a diminuição de gastos públicos. A partir do momento da adoção, o responsável deve arcar com toda a manutenção do ponto. Ele pode executar o próprio projeto de paisagismo do local ou então solicitar à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeiam) um projeto paisagístico pronto. As empresas são a maioria dos interessados no projeto, que também permite a participação de pessoas físicas. Também é autorizada a colocação de uma placa no local com a marca da empresa.

“Essa prática é crescente no mundo todo. É a população dividindo a responsabilidade de manter o verde com a instituição pública”, completou Hélio Mendes. Os interessados devem procurar a Semeiam para verificar os locais disponíveis para adoção. A secretaria fica no 3º piso do bloco 2 do Centro Administrativo Municipal.

Secom PMU