Programa Buriti em Uberlândia realiza plantio de mudas em áreas de preservação

Nossos Municípios

O Programa Buriti, do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), está realizando o plantio de mudas nativas da temporada 2018/2019. Para esta fase, o Dmae adquiriu 80 mil mudas, das quais 65 mil serão plantadas em 16 novas propriedades participantes do Programa. O restante será usado para o replantio em áreas já atendidas anteriormente.

Nesta semana, o plantio está sendo realizado na fazenda Capão Grande, próxima à nascente do ribeirão Bom Jardim. A área receberá mudas nativas, além dos serviços de construção de cercas, readequação de estradas e conservação de solo com barraginhas e curvas de nível. Desde outubro do ano passado, o programa já executa outras ações, como a recuperação de estradas e cercamento das Áreas de Preservação Permanente (APP).

Ao todo, as propriedades rurais atendidas terão 1,3 mil horas-máquinas e a construção de 50 mil metros lineares de cerca. Todo esse serviço é realizado sem custo para o produtor rural e visa a preservação e recuperação das nascentes na bacia dos rios Uberabinha, Araguari e ribeirão Bom Jardim.

De acordo com Celismar Costa, supervisor de projetos do Programa Buriti, o plantio é realizado no período chuvoso para garantir que as mudas consigam se desenvolver. “Com a estabilização das chuvas é possível realizar o plantio de maneira mais eficiente, garantindo que as mudas tenham água e nutrientes suficientes para o seu crescimento”, afirmou Celismar Costa.

Programa Buriti

Criado em 2008, o Buriti atua na preservação e recuperação das nascentes nas bacias do ribeirão Bom Jardim e rio Uberabinha. Desde a implantação do Programa, já foram feitos mais de 420 mil metros lineares de cerca, plantio de 280 mil mudas, 4 mil horas-máquina e 5 mil hectares de área protegida.

Para se cadastrar como produtor e receber os benefícios, basta entrar em contato pelo e-mail programaburitidmae@gmail.com ou pelo telefone 3233-2564.

ASCOM Uberlândia