Programa Bolsa Família é pauta de reunião em Araguari

Nossos Municípios

Secretária do Trabalho e Ação Social, Eunice Maria Mendes juntamente com a Coordenadora do CADÚnico do Programa Bolsa Família Sandra Rodrigues, o Gerente de Canais da Agência Caixa Econômica de Araguari – André Macedo, o Coordenador de Filial da Gerência Executiva de Governo (GIGOV) – Thales Carvalho Guedes e a Assistente de Projetos Sociais da GIGOV  – Carla Bento dos Santos, estiveram na tarde desta terça-feira, 13, reunidos na sede da Secretaria de Ação Social para tratar da efetividade do Programa Bolsa Família.

Durante a reunião foram apresentados dados de atendimentos e pagamentos, sendo destacado pela Gerência da GIGOV o cumprimento da meta no município.

“A meta de efetividade de pagamentos nós já alcançamos, porém queremos atingir 100% do alcance e para isto estamos hoje recebendo orientações da Caixa para elaboração das estratégias”, destacou Eunice Mendes

Na oportunidade foi reforçada a parceria com os canais de atendimento, loterias, correspondentes bancários e GIGOV.

De acordo com a Coordenadora Sandra Rodrigues, em Araguari soma quatro mil famílias beneficiárias do Bolsa Família, um número indicador que a cobertura do Programa atinge a estimativa de famílias que se enquadram no perfil de recebimento do benefício.

O Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o país. Ele integra o Plano Brasil Sem Miséria, que tem como foco de atuação os milhões de brasileiros com renda familiar per capita inferior a R$ 77 mensais e está baseado na garantia de renda, na inclusão produtiva e no acesso aos serviços públicos.

O programa possui três eixos principais: a transferência de renda, que promove o alívio imediato da pobreza; as condicionalidades, que reforçam o acesso a direitos sociais básicos nas áreas de educação, saúde e assistência social; e as ações e programas complementares, os quais objetivam o desenvolvimento das famílias, de modo que os beneficiários consigam superar a situação de vulnerabilidade. A seleção das famílias é feita com base nas informações registradas pelo município no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

O Prefeito Marcos Coelho ressaltou a importância do Programa Bolsa Família para o município: “O efeito positivo sobre a renda das famílias pôde-se constatar com os resultados alcançados, mostrando assim, a importância do Programa Bolsa Família para proporcionar uma melhor condição socioeconômica aos beneficiários de Araguari”, finalizou Marcos Coelho.

ASCOM Araguari